O objetivo da iniciativa, realizada por Semusa e Crevisa, é manter o controle populacional animal e da leishmaniose no município

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa) realiza mutirão em parceria com ONGs do município para castrar 800 cães. O objetivo é manter o controle populacional animal e da leishmaniose no município.

Os procedimentos acontecem na sede do Crevisa, durante 15 dias de cada mês, até o final do ano. Serão feitos 135 intervenções cirúrgicas por semana. Somente nesta segunda-feira (14) foram castrados 29 animais.

Em agosto, a Prefeitura de Divinópolis cedeu a sala do bloco cirúrgico que pertence ao Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa) para a Sociedade Protetora dos Animais de Divinópolis (Spad). Os profissionais da associação utilizarão o local para realizar castrações durante o dia todo, dispondo dos próprios materiais.

O Crevisa realizou recentemente a reformulação de espaços e setores para melhorar os atendimentos. O controle populacional de cães e gatos é realizado por meio da castração. Os animais que são recolhidos para o procedimento e não apresentam doenças, são devolvidos ao local de origem. Os métodos utilizados são regulados pela legislação.