Foram recolhidos 6.970 quilos de lixo durante o mutirão de limpeza da região sudeste. Nos 32 bairros visitados, foram percorridos 23.094 imóveis, número equivalente a um local de aproximadamente 40 mil habitantes. Quarenta e seis pessoas estiveram envolvidas na ação, incluindo 24 agentes de saúde, supervisores, motoristas e atiradores do Tiro de Guerra. Dez caminhões foram empregados na ação.
Parte do material recolhido, como recicláveis, foi doado para a Associação dos Catadores de Divinópolis (Ascadi) e o restante, como pneus, foi destinado ao pátio da Prefeitura. O aterro controlado também recebeu parte do material.
Segundo informações da diretora de Vigilância em Saúde, Celina Maria Pires dos Santos, a quantidade de recipientes recolhida foi inferior à de 2012, quando foram retirados 9.970 quilos de depósitos que poderiam acumular água e favorecer o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
“Consideramos que o mutirão teve um resultado positivo, uma vez que diminuíram os focos e o consequente risco de transmissão da doença para população. É indício também de que as pessoas estão evitando o acúmulo”, disse.
Para Celina Pires, devem ser sempre incentivadas as ações em conjunto da população com o poder público.
“A mobilização social e a conscientização são fundamentais na luta contra a dengue. E por entender que este trabalho conjunto deve ser permanente, reforçamos a importância da retirada de recipientes que possam acumular água e sua colocação para coleta diária de lixo”, alertou a diretora de Vigilância em Saúde.
O trabalho foi realizado nos seguintes bairros: Nações, Ponte Funda, Santa Rosa, Dona Quita, Sagrada Família, Dona Rosa, Vila das Roseiras, Jusa Fonseca, Paraíso, Novo Paraíso, São Bento, Terra Azul, Costa Azul, Maria Peçanha, Quinta das Palmeiras, Santa Tereza, Mar e Terra, Cidade Jardim, Nova Holanda, Nossa Senhora de Lourdes, Aeroporto, Santos Dumont, Santa Lúcia, Padre Eustáquio, Mangabeiras, Maria Helena, Vale do Sol, Davanuze, Interlagos, Nossa Senhora das Graças, Antônio Fonseca e Chácaras Belo Horizonte.