Marina Assis

 

Na região sudeste foram recolhidas 6,9 mil quilos de entulhos

Na região sudeste foram recolhidas 6,9 mil quilos de entulhos (Foto: Katiuscia Freitas /PMD)

O mutirão de combate a dengue recolheu 7.520 quilos de lixos nas residências da região sudoeste. A ação foi realizada no último sábado (23) e retirou 2.710 quilos de entulhos – possíveis locais para foco do mosquito – a mais do que o ano passado.

 

Ao todo foram 34 bairros participantes da ação: Bela Vista, Belvedere, Catalão, Jardim das Acácias, Jardinópolis, São Judas e Esplanada são alguns deles. 25.533 imóveis foram visitados pelos agentes de saúde que deixaram um saco de lixo e um panfleto explicando o dia do mutirão e como funcionaria.

 

“O mutirão é importante no combate a dengue, já que 91,3% dos focos da doença estão dentro de casa, além de conscientizar a população da importância de recolher as vasilhas, garrafas e todos os outros locais que a doença possa se desenvolver”, declarou a diretora Vigilância em Saúde, Celina Pires.

 

“A distribuição do saco de lixo é apenas simbólica já que muitas casas dão até mais que isso, é também uma maneira de lembrar a população que não precisamos esperar o mutirão para fazer esta limpeza, podemos manter a casa limpa colocando-os para os lixeiros junto com o lixo convencional” afirma Celina.

 

Somente este ano, em Divinópolis, já foram registrados 1.959 casos notificados, 5.995 confirmados além de duas mortes registradas. O terceiro mutirão será realizado no dia 30 de novembro, na região Norte. Estão previstas ações no dia 07 de dezembro, na região Nordeste; 14 de dezembro na região Oeste; e 21 de dezembro na região Central.