A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), iniciará na segunda-feira (13) os trabalhos de limpeza em imóveis com alto acúmulo de focos de dengue. No total, 39 imóveis em 23 bairros do município receberão a limpeza. Os trabalhos devem seguir até novembro, e contam com a colaboração da Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Semop).
Os imóveis com os depósitos de focos, em geral, são propriedades de pessoas idosas, acamadas, ou com alguma limitação física e mental, dificultando a realização das tarefas de controle em suas residências. Os 39 imóveis que passarão por limpeza são dos bairros Interlagos, Davanuze, Santa Lúcia, Nações, Sagrada Família, Mangabeiras, Danilo Passos I, Niterói, São Luis, Jardinópolis, Catalão, Ermida, Ipiranga, Conjunto Habitacional Nilda Barros, D. Pedro II, Centro, Vila Cruzeiro, Porto Velho, Bom Pastor, Prolongamento do Bom Pastor, Jardim das Oliveiras, São Vicente e Afonso Pena.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Celina Pires, o trabalho da secretaria evita que, com as chuvas, os imóveis se tornem altos produtores de focos do mosquito transmissor da dengue. Supervisores relacionam os imóveis de cada região, após informações de agentes de saúde que, por estarem sempre presentes nas casas, diagnosticam com maior precisão quais imóveis necessitam do trabalho.
“Esta iniciativa que começa a partir de segunda é um trabalho pontual, dando sequência aos mutirões de limpeza já realizados em diversos bairros do município”, diz a diretora, que informa terem sido recolhidos, somente no bairro Santa Clara, 15 caminhões de resíduos em mobilização realizada entre os dias 22 e 25 de setembro.
Após o término dos trabalhos, todo o material recolhido será encaminhado para o aterro controlado e os pneus para o ecoponto municipal.