Ricardo Welbert
O ambulatório do Hospital São João de Deus (HSJD) pode retomar o atendimento pediátrico após mais de um ano parado. Nos bastidores, negociações entre o núcleo de pediatria, o plano São João de Deus Saúde e a Unimed ocorrem, de acordo com a coordenadora de pediatria do HSJD, Shirley Milagre Menezes, para reabrir o atendimento.
“Essa proposta está sendo estudada e conduzida por um colega da equipe, o doutor Cloves Silva, que está negociando junto à Unimed e ao plano São João de Deus Saúde, mas ainda não há nada definido”, ela explica.
Têm faltado pediatras dispostos a trabalhar à noite e em fins de semana. “A baixa remuneração tem desestimulado os profissionais da especialidade. Como eles recebem por consultas, se o valor por cada uma for relativamente baixo, preferem atuar apenas em seus próprios consultórios. A consulta mal remunerada, obviamente, não interessa aos futuros profissionais”, comenta a pediatra.
O cenário ruim para o profissional de pediatria é confirmado pelo presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM) do Centro-Oeste, Jorge Tarabal.
“A maior parte dos consultórios atende por convênios e os vencimentos dos plantões são irrisórios. Os recém-formados preferem procurar especialidades mais rentáveis, como cirurgia plástica, dermatologia, otorrinolaringologia, dentre outras”, diz.
Crianças
Embora o atendimento no ambulatório esteja parado, o HSDJ continua o atendimento a crianças na Unidade de Tratamento Intensivo e na enfermaria. “Temos três setores, cobertos 24 horas por dia. Temos tido dificuldade com a falta de leitos, pois a procura é alta, principalmente nesta época de mudanças de temperatura, em que aumenta o número de crianças doentes”, explica Shirley Menezes.
No fim da tarde de ontem, 16, o superintendente do HSJD, Afrânio Emílio Carvalho Silva, disse que não poderia contar detalhes da negociação porque não participou da última reunião sobre o assunto. Ele afirmou que o hospital trabalha insistentemente na retomada do atendimento pediátrico e na busca profissionais interessados no trabalho.
No aguardo
A Unimed confirmou ter sido notificada sobre o interesse do HJSD em montar plantões de diversas especialidades, inclusive pediatria, para atender pelos dois planos. Frisou que se a pareceria for montada de acordo com as exigências, o plano de saúde poderá fechar o contrato para oferecer o serviço a seus clientes.