O NEJ é um núcleo de estudos focado na formação empreendedora e em uma vivência prática do mundo dos negócios.
Na tarde da última quinta-feira (04/07), o Sebrae Minas firmou o convênio com o município para a implantação do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ). A iniciativa oferecerá aos estudantes, com idade entre de 16 a 24 anos, que estão concursando o 3º ano ou concluíram o Ensino Médio, na rede pública de ensino, formação empreendedora e uma vivência prática do mundo dos negócios.
O evento de assinatura contou com a presença de autoridades locais e do superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, que destacou a importância do projeto na preparação dos jovens, possibilitando que tenham uma visão empreendedora e uma formação cidadã. “É muito mais do que ser empreendedor ou empregado.
É saber que o jovem tem um papel importante na sociedade, e que está preparado para qualquer carreira que deseje seguir. O NEJ é um projeto que contribui muito para o crescimento e o desenvolvimento do estudante”, explica.
Em entrevista ao PORTAL GERAIS, o Gerente da Regional Centro-oeste/Sudoeste do Sebrae-MG, Leonardo Mól, explica o objetivo do projeto para o município.
“O núcleo de empreendedorismo juvenil do SEBRAE é uma escola que captou a metodologia da Áustria, que trouxe essa metodologia para o Brasil em 1994, e hoje está sendo difundida no momento ideologia de ensino técnico de um ano e 800 horas de capacitação para pessoas com baixo acesso uma um estudo de qualidade. Então, é uma ação social do SEBRAE, hoje em parceria com a prefeitura aqui de Divinópolis, que é o objetivo de levar um conteúdo de empreendedorismo e gestão para pessoas de baixa renda”, detalhou.
Inicio das aulas
O curso técnico em Administração, totalmente gratuito, tem previsão para começar no início de 2025. Serão oferecidas 70 vagas, sendo duas turmas de 35 alunos, que serão aprovados por meio de processo seletivo.
O curso tem carga horária de 800 horas, e duração de um ano, com aulas presenciais de segunda a sexta-feira sobre atitudes empreendedoras, habilidades de gestão, solução de problemas, oratória, ideação e modelagem de negócios e responsabilidade socioambiental.
Conforme Mól, o processo seletivo será realizado por meio de uma prova, onde o Sebrae e a Prefeitura fará todo o processo de seleção com base em critérios específicos como ser, necessariamente, classificado como baixa renda e estudar em escola pública.
Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ)
O NEJ já contribuiu para a formação de mais de três mil estudantes. Criado em 2010, o projeto tem unidades em Araxá, Uberaba, Ibirité, Itabirito, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Nova Lima, Belo Horizonte, Contagem, Mateus Leme, Sarzedo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Vespasiano, Itabira, Patos de Minas, Brasília (DF), Toledo (RS) e Porto Alegre (RS).
Por meio de uma metodologia de projetos que alia teoria e prática, os estudantes são estimulados a desenvolver habilidades e competências empreendedoras e de gestão, fortalecendo características essenciais como autonomia, proatividade e consciência social. O intuito é transformar os estudantes em empreendedores e protagonistas preparados para os desafios da vida e do mercado de trabalho.
Resultados NEJ
- Mais de 3 mil jovens empreendedores formados;
- 64% dos estudantes ao saírem da escola, ingressam no mercado de trabalho;
- 58% dos estudantes ao saírem da escola continuam seus estudos;
- 94% dos estudantes declaram que a escola teve um alto impacto em sua vida pessoal e 88% alto impacto em sua vida profissional.