Amanda Quintiliano

O presidente do Sindicato das Indústrias de Vestuário de Divinópolis, Marcelo Ribeiro gravou vídeo rebatendo as “duras” críticas feitas pelo vereador, Ademir (PSD) em pronunciamento nesta quinta-feira (22). O vídeo foi compartilhado nesta sexta-feira (22) nas redes sociais.

Ribeiro abre a gravação dizendo que resolveu fazer o vídeo para defender a classe. Cita a representatividade dos entidades de classe e a geração de emprego. Hoje, o sindicato fala por 700 empresas.

“Dizer para o senhor que a nossa irresponsabilidade, como o senhor diz, é de causar mais de 25 mil empregos em Divinópolis”, afirmou.

No pronunciamento de ontem, o vereador chamou o empresariado de “irresponsável” ao defender uma discussão mais planta antes de votar os dois projetos que tratam do aumento do Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU). Ademir é a favor do reajuste e quer que as matérias sejam votadas ainda este ano.

[…] Infelizmente o projeto da Planta de Valores que está tentando corrigir uma injustiça social, onde vemos empresários fazendo especulação imobiliária, com mil, quatrocentos lotes pagando uma mixaria, uma ninharia. Temos mais de 28 mil lotes que pagam menos de R$20 de IPTU, bem localizados, com infraestrutura […] Fica esse povo pressionando os vereadores para votar contra […] Será que esses empresários irresponsáveis irão ligar aqui para dar sua contribuição? Ninguém vai dar contribuição se não sair do dinheiro do governo […]”, disparou em pronunciamento o vereador.

O presidente do Sinvesd lembrou que o IPTU representa apenas 4% da receita do município. Disse que a maior parte vem dos impostos pagos, principalmente, pelos empresários, os quais ele se referiu como “irresponsáveis”.

“Nós, empresários, lutamos muito para pagar nossos impostos em dia. É muito difícil, mas lutamos e pagamos. O principal não é pagar em dia, é ver que parte destes impostos é destinada a pagar salários e mordomias de vereadores como o senhor. Isso que nos deixa mais triste”, criticou.

“Quando o senhor disse ontem que na hora “H” empresários não irão aparecer para contribuir, não vai mesmo não, porque contribuímos todos os dias. Esse IPTU que o senhor tanto luta, essa atualização da Planta Básica que irá acarretar no aumento do imposto, é simplesmente 4% da arrecadação de Divinópolis e o restante é pago pelos empresários irresponsáveis que você chama”, afirmou, pedindo respeito.

“O que a gente quer é respeito. E acho que respeito o senhor não tem. O senhor deve juntar-se a nós para ensinarmos a ter”.

Ele finaliza o vídeo reforçando que as entidades tem defendido um debate mais amplo para a construção de projetos justos.

“O que as entidades de classe estão lutando é para discutir este projeto para ser de uma forma justa. Me estranha o senhor não querer isso. Porque será?”, finalizou.

Direito de resposta

A presidente da Câmara Dirigentes Lojistas (CDL), Alexandra Galvão protocolou pedido de direito de resposta. O documento deve ser aprovado pelo presidente da Câmara, Adair Otaviano (PMDB).