O município tem realizado mutirões de limpeza como medida preventiva (Foto: Divulgação/Agência Minas)

O município tem realizado mutirões de limpeza como medida preventiva (Foto: Divulgação/Agência Minas)

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Divinópolis divulgou, nesta quinta-feira (27), o novo balanço da semana epidemiológica que apresenta dados dos casos notificados e confirmados de dengue, registrados semanalmente na cidade.

 

Nesta semana, o número de notificações subiu para 490, com 78 casos confirmados. Deste número, 394 casos ainda aguardam avaliação laboratorial para confirmação, e 17 foram descartados. Ainda liderando o ranking segue o bairro Nossa Senhora das Graças, com o registro de 127 notificações e 44 casos confirmados. Na última semana, a mesma região, registrou 88 notificações, apontando um crescimento considerável no número.

 

A análise dos dados de controle mostra que a situação ainda segue acima do limite superior. No diagrama elaborado pela Diretoria de Saúde é definido um limite, baseado nos anos não epidêmicos, e os números registrados nas últimas semanas, apontam uma linha superior ao limite definido. De acordo com a Diretora de Vigilância em Saúde, Celina Pires, os números registrados este ano, em relação ao ano anterior, apontam um crescimento de 200%.

 

No mesmo período em 2013, foram notificados 343 casos com 264 confirmações. A Vigilância em Saúde define a situação em que a cidade se encontra como de risco.

 

“Realizando a comparação do diagrama, nós já podemos considerar uma situação de epidemia. Os números deste ano estão superiores ao balanço de 2013, pois com o maior índice de notificações significa que os casos confirmados tendem a ser maiores, à medida que os resultados dos exames forem liberados” declara Celina.