O último balanço da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) sobre o índice de casos notificados de dengue na cidade, até o dia 23 de abril, aponta o bairro Nossa Senhora das Graças com um quadro preocupante. Foram 278 notificações e 139 casos da doença confirmados na região. Nesse período foram notificados 2.582 casos de dengue, sendo 515 confirmados. No entanto, esse número pode aumentar porque muitos exames ainda aguardam os resultados da análise laboratorial.
Até o momento os bairros com maior índice de confirmação da doença, além do Nossa Senhora das Graças, são o Santos Dumont (32 casos) ; Cidade Jardim (25), Santa Tereza (24), Planalto (23), Centro (21), Antônio Fonseca (17), e Porto Velho (15).
Dados das unidades de atendimento
Com base nos dados da Semusa, o ambulatório destinado aos pacientes com sintomas avançados da dengue, recebeu um total de 1.433 pessoas, desde que deu início aos atendimentos, no dia 17 de março. Desse número, mais da metade é do sexo feminino, 848 pacientes, apenas 585 são do sexo masculino. A maioria está na faixa etária de 21 a 30 anos.
Antes de ir ao ambulatório o paciente deve passar por avaliação de profissionais das unidades básicas e de estratégia de saúde próxima a sua residência, para que seja examinado e definido se o caso demanda ou não encaminhamento para o ambulatório.
Nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) os bairros Belvedere, Santos Dumont e Sagrada Família tiveram os maiores números de pacientes encaminhados ao ambulatório da dengue, um total de 60, 50 e 50 usuários, respectivamente. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) a da região central da cidade teve o maior número de encaminhamentos, 200; seguida pelos bairros São José, Ipiranga e Bom Pastor, com 100.