56 casos da doença foram confirmados (Foto: Divulgação)

56 casos da doença foram confirmados (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da diretoria de Vigilância em Saúde, divulgou o balanço da semana epidemiológica, que apresenta dados dos casos notificados e confirmados de dengue, registrados no mês de fevereiro até o dia 19 de fevereiro em Divinópolis.

 

No balanço realizado, em 2014 até o momento, foram 325 notificações de casos de dengue sendo que 56 foram confirmados, 15 descartados e 253 estão aguardando a análise dos profissionais. No mesmo período do ano passado foram 99 notificações, representando aumento de mais de 300%.

 

Os números mostram que, mesmo após uma pequena queda de casos notificados nesta semana analisada, ainda está acima da média para o período. Nas duas semanas anteriores foram registrados 84 e 87 casos respectivamente, e nesta última semana epidemiológica foram 54 notificações, sendo que a média máxima para o período é de 35.

 

De acordo com a Diretora de Vigilância em Saúde, Celina Pires, em análise realizada no diagrama de controle da dengue, foi destacado situação de alerta em Divinópolis.

 

“O diagrama determina até que ponto o número de casos de dengue está controlado, baseando-se em uma análise realizada nos últimos cinco anos sem epidemia. Os números atuais estão muito superiores ao limite, assim sendo nós já nos encontramos em um perfil epidêmico” afirmou Celina.

 

Bairros

 

O Nossa Senhora das Graças ainda é o bairro que apresentou o maior número de casos, um total de 88 casos foram notificados, sendo que 27 já foram confirmados, 59 estão aguardando resultado e apenas dois já foram descartados. Outros bairros como Santos Dumont (21), Santa Tereza (17), Porto Velho (10), Antônio Fonseca (09), Cidade Jardim (14), Planalto (17) e Centro (14) também estão com um grande número de casos notificados.

 

A Vigilância em Saúde destaca, porém que o poder público tem tomado todas as providências para o controle da situação, mas o trabalho de prevenção a dengue só possui êxito, se o poder público e a população trabalharem de mãos dadas. “Os levantamentos indicam que 94,15% dos focos de dengue estão dentro das residências. Estamos nos empenhando nas ações de combate à dengue para garantir segurança aos moradores, mas fica cada vez mais evidente que sem a colaboração da população, é difícil contornar a situação em que a cidade se encontra” reforça Celina Pires.