Uma nova reunião está marcada para esta quarta-feira (10) (Foto: Divulgação)
Uma nova reunião está marcada para esta quarta-feira (10) (Foto: Divulgação)

Uma nova reunião está marcada para esta quarta-feira (10) (Foto: Divulgação)

A presidente empossada do Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintram), Luciana Santos, juntamente com os diretores, Eduardo Parreira, Maria Inês Rodrigues, José Alcolano, Cenira Malta e João Madeira, estiveram em reunião com o prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, e membros da sua equipe de governo.  O encontro teve como objetivo apresentar oficialmente a nova gestão do Sintram (2015 -2018) e iniciar a discussão de assuntos de interesses dos servidores como a reposição da paralisação e a Campanha Salarial 2015.

A reposição de um dia de trabalho refere-se à paralisação realizada pelos servidores municipais, em abril, para protestar contra o anúncio de cortes na saúde e educação. Na área da educação, a vice-presidente do Sintram e presidente do Colegiado de Diretores, Maria Inês Rodrigues, esclareceu que as escolas já discutiram o dia para reposição e enviaram ofício à Secretaria de Educação para cumprir a carga horária pedagógica até o final de junho. O prefeito argumentou que é exigida a reposição em hora pedagógica efetiva e concordou que seja feita a mesma de acordo com o calendário discutido pelas escolas.

No caso dos servidores da saúde, a presidente do Sintram, Luciana Santos, solicitou que houvesse a compensação em banco de horas sem prejuízo aos profissionais. A administração concordou com o pleito e solicitou que fosse enviada a lista dos servidores que aderiram à paralisação para análise da questão com a Secretaria de Saúde (Semusa).

Campanha Salarial

Em relação aos pleitos da Campanha Salarial 2015, o prefeito disse que, primeiramente, é necessária uma reunião com a equipe técnica do governo e membros do Sintram para aprofundar os dados e discutir as reivindicações com leituras de ambas as partes. O encontro ficou agendado para está quarta-feira (10).

Foi abordada também a questão do concurso público, que é ponto de pauta da Campanha Salarial 2015, mas que a diretoria do Sintram desde a extinção do cargo de auxiliar de serviços (PL EM056) reivindica a realização para equilíbrio nos cofres do Diviprev.

O prefeito Vladimir garantiu a realização do certame ainda esse ano, sendo que o decreto que forma a Comissão Organizadora do Concurso, já foi publicado no dia 07 de maio no Diário Oficial dos Municípios Mineiros (Decreto n º 11.7987). Em breve, será apresentado o cronograma do concurso.