(Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa), por meio do Setor de Imunização da Diretoria de Atenção Básica, recebeu da Superintendência Regional de Saúde um novo lote de vacina contra a influenza, a H1N1. Estão à disposição do município outras 22 mil doses. A nova etapa de vacinação será neste sábado (30), a partir das 8h.

Divinópolis antecipou a campanha de vacinação em 16 de abril, na ocasião 7 mil pessoas foram vacinadas. Com mais este quantitativo de vacina que chegou ao município será possível ampliar a estratégia de vacinação.

O número de centros de saúde aumentou de cinco para 14 nesta nova etapa. Desta forma, a expectativa é diminuir o tempo de espera para receber a vacina. Além disso, a vacinação ocorrerá nas unidades de saúde até 20 de maio ou enquanto houver vacinas disponíveis no estoque da Semusa.

A vacinação contra a influenza, no próximo sábado, acontecerá nas seguintes unidades: Afonso Pena, Bom Pastor, Central, CSU, Danilo Passos, Ermida, Ipiranga, Itaí, Nações, Niterói, Nossa Senhora das Graças, Planalto, São José e Tietê.

Público alvo

A vacina contra a influenza será disponibilizada à população com base nos critérios de inclusão preconizados pelo Ministério da Saúde, ou seja, serão vacinados, prioritariamente, as crianças de 06 meses a menores de 05 anos (04 anos, 11 meses e 29 dias), as puérperas: mulheres no período até 45 dias após o parto; gestantes: em qualquer idade gestacional; pessoas com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde que exercem atividades em unidades que fazem atendimento para a influenza atuando diretamente no atendimento aos casos suspeitos e diagnosticados da doença. Neste grupo tem-se: recepcionistas, pessoal de limpeza, seguranças, motoristas de ambulâncias dessas unidades, equipes de laboratório responsáveis pelos diagnósticos, profissionais que atuam na vigilância epidemiológica e os que atuam no controle sanitário de viajantes nos postos de entrada dos portos, aeroportos e fronteiras. Este grupo será vacinado no seu local de trabalho.

A vacina contra a influenza também será disponibilizada para as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas), mediante apresentação do relatório médico com justificativa.

A população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional também receberão a vacina, bem como os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa.

Em Divinópolis, a previsão é que 49.301 pessoas, dentro do público alvo, sejam vacinadas até o final da campanha.