Usuários idosos, gestantes e portadores de necessidades poderão agendar por telefone
Portal Centro-Oeste
O projeto de lei CM-174/2017, de autoria do vereador de Divinópolis, Zé Luiz da Farmácia (PEN) foi aprovado por unanimidade na reunião ordinária realizada nesta quinta-feira (15), que trata sobre o”agendamento de consultas por telefone para gestantes, idosos e portadores de necessidades especiais nas unidades de saúde do município”.
Segundo a proposta, o agendamento das consultas poderá ser feito somente nas Unidades de Saúde onde o usuário já estiver cadastrado. O número de consultas será limitado a 30% das disponíveis diariamente.
Para o usuário receber o atendimento agendado por telefone, ele deverá apresentar a sua carteira de identidade ou o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o autor da matéria, “este projeto visa priorizar o atendimento de grupos especiais e também evitar o seu degaste de locomoção”.
“Diariamente, presencio formação de filas bem cedinho nas portas dos postos de saúde, que ainda estão fechados, à espera de atendimento, muitas vezes expostos ao sol ou chuva. A maioria dos locais não possuem uma área externa coberta e nem lugares para que possam sentar, ou seja, não possuindo um mínimo de conforto para a população”, informa o vereador.
Com esta lei em prática, essas dificuldades que muitos enfrentam, serão reduzidas”.
O próximo passo é encaminhar o projeto de lei ao prefeito para sanção e posterior publicação no Diário Oficial do Município.