Várias exposições são realizadas no espaço (Foto: Letícia Enes/PMD)

Várias exposições são realizadas no espaço (Foto: Letícia Enes/PMD)

O Museu Histórico registrou um aumento significativo no número de visitações diárias. O crescimento é resultado do grande volume de ações desenvolvidas em 2013. Em sete meses, de junho a dezembro de 2013, o espaço cultural recebeu 10 mil visitantes, entre moradores de Divinópolis e região. Aos domingos, o fluxo de visitantes é ainda maior e o local recebe até 650 pessoas em um só dia.

 

Aberta ao público em dezembro, a exposição “Nos Trilhos da Minha Cidade” é sucesso de público e recebe em média 200 visitantes por dia. O coordenador do Museu Histórico, Welber Skaull, explica o fato do balanço de visitações não ser exato, pois, nem todos os visitantes do local assinam o caderno de registros. “Para cada cinco visitantes, um assina o livro de registros. Então, esse número geralmente é maior” conta.

 

Uma das determinantes para este crescimento nas visitas diárias do museu, fundado em 1986, é o investimento em novos projetos. A Secretaria Municipal de Cultura (Semc), tem promovido diversas ações, com programações especiais no sentido de atrair visitantes. Em 2013, o Museu Histórico abriu suas portas também aos domingos, atendendo ao pedido da própria comunidade. A iniciativa da Rádio Museu deixou ainda mais agradável o ambiente, levando música de qualidade aos frequentadores da Praça da Catedral. Muito além do espaço físico, o trabalho também foi levado às universidades com o projeto Museu Itinerante, além de exposição de fotos na praça e divulgação nas redes sociais.

 

O apoio e realização de diversos eventos culturais também contribuíram para este resultado positivo da Secretaria de Cultura, entre eles, o Inverno Cultural, projeto Boa Praça, Cia Resta Nóis de teatro e Orquestra Alternativa Bandalha. Para o secretário municipal de cultura, Bernardo Rodrigues, é fundamental que se promovam mais ações em praça pública, especialmente na Praça Dom Cristiano: “O movimento no Museu Histórico cresceu muito em função da intensificação da agenda de eventos na Praça. Nossa prioridade é mesmo transformar a praça num espaço público de encontro e difusão cultural, com eventos gratuitos e que estejam coerentes com a identidade cultural do município, o que vai contribuir muito para o Museu Histórico”.

 

A nova política de preservação do espaço de memória e cultura é comemorada com apoiadores, sobretudo a população,

Estudantes podem agendar visitas em grupo (Foto: Letícia Enes/PMD)

Estudantes podem agendar visitas em grupo (Foto: Letícia Enes/PMD)

que tem feito doações para as diversas exposições realizadas. “Uma situação interessante aconteceu durante a exposição sobre a ferrovia, quando três senhores, três antigos ferroviários, um deles de 90 anos, foram visitar a exposição e doaram uma miniatura de uma locomotiva. Quando nós recebemos ferroviários na exposição, estamos coletando depoimentos deles, para acrescentar em nossos arquivos e este é o papel do museu” destacou Welber.

 

Volta às aulas

 

Além das visitas diárias, o museu está aberto para receber escolas e universidades de Divinópolis e região. De acordo com a coordenação, atualmente são atendidas em média oito escolas por mês, mas o número ainda pode crescer. “O papel do Museu e do Arquivo vão além de guardar a memória e o acervo do Município. É fundamental que haja comunicação, que as pessoas conheçam essa parte de sua própria a História. Para isso, vamos intensificar o contato com as escolas para realização de visitas orientadas, certos de que a parceria com a Educação é indispensável para que o Museu Histórico de Divinópolis possa cumprir bem o seu papel”, argumenta o secretário Bernardo Rodrigues.

 

As escolas interessadas em visitar o Museu Histórico, localizado na Praça Dom Cristiano, devem entrar em contato pelo telefone (37) 3222-7629.