O Cristo é um dos principais monumentos de Oliveira (Foto: Divulgação)
O Cristo é um dos principais monumentos de Oliveira (Foto: Divulgação)

O Cristo é um dos principais monumentos de Oliveira (Foto: Divulgação)

Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido pois o dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Em Oliveira, todos os postos de saúde participam do Novembro Azul com conscientização e orientação para homens a partir dos 50 anos. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, José Rinaldi de Almeida, para lembrar a importância do Novembro Azul, o Cristo Redentor da cidade foi iluminado com a cor azul durante este mês.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo mais incidente entre homens no mundo e o quinto em taxa de mortalidade. No Brasil, é o câncer mais incidente entre homens e é o segundo tipo em mortalidade no Brasil. Em 2012, foram registrados 13.354 óbitos pela doença, o que representa 13,1% dos óbitos por câncer em homens.

O câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. O risco também é maior entre homens que tenham história familiar de câncer de próstata, especialmente quando os casos ocorrem antes dos 60 anos. Como prevenção, a sugestão é realizar consultas médicas e exames periódicos, sobretudo para os homens que se concentram no grupo de maior risco.