Poliany Mota
Em coletiva, na manhã desta quarta-feira (26), em Divinópolis, o monsenhor José Carlos de Souza apresentou seus planos como novo Bispo da diocese de Divinópolis. A nomeação foi confirmada na manhã de hoje. Na ocasião o Bispo falou, em tom descontraído, sobre a construção de um diálogo aberto com a comunidade, para o desenvolvimento da igreja Católica.
Monsenhor José Carlos ressaltou a importância de realizar trabalhos com os jovens, e disse que já foram realizadas reuniões para tratar das novas iniciativas com esse público. “É ali que estarão os novos líderes da igreja no futuro, tanto leigos como consagrados, é ali que estão os personagens que vão fazer história na sociedade. Então, temos, sem duvida alguma, que investir nessa faixa etária, que é a mais atacada hoje, e aquela que a igreja vê tantas esperanças e possibilidades”.
O novo bispo também reforçou a necessidade de avançar nas áreas de atuação das pastorais, por causa da grande demanda de hoje, alargando os espaços de atendimento. “Nosso povo precisa de nós, precisa ser ouvido”, comentou.
Monsenhor José Carlos ainda contou sobre sua nomeação pelo Papa, que ocorreu na manhã de hoje (26). O novo bispo disse que soube da nomeação no dia 11 de fevereiro. O cargo estava vago desde 2011.
Sobre Dom José Carlos
O papa Francisco nomeou hoje, 26 de fevereiro, monsenhor José Carlos de Souza Campos como bispo da vacante diocese de Divinópolis (MG), cargo vago desde 2011. Natural de Itaúna, em Divinópolis, monsenhor José Carlos nasceu em 3 de janeiro de 1968. Desde 2012, era administrador da própria diocese.
Formação
Estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte e Teologia no Instituto Dom João Rezende Costa, também na capital mineira. Recebeu ordenação presbiteral em 30 de maio de 1993. Fez mestrado no curso de Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma (2000-2002).
Atuação
Ao regressar à diocese, foi professor de Filosofia no Seminário Diocesano e de Ciências da Religião no curso de pós-graduação em Divinópolis, pároco da paróquias Sant’Ana de Itaúna e da catedral de Divinópolis, administrador da paróquia São Judas Tadeu, também em Divinópolis, chanceler e vigário geral da mesma diocese. Foi, ainda, representante diocesano dos sacerdotes, membro do Conselho de Formadores, do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da diocese.
Atuou na área de formação dos leigos nas escolas de Teologia da diocese e no Centro Franciscano de Formação e Cultura, em Divinópolis.