Amanda Quintiliano
Foram quase dois meses negociando até o Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintram) e a Prefeitura de Divinópolis chegar a um acordo. Nesta segunda-feira (28) foi confirmada a manutenção do convênio que assegura os descontos em folha de pagamento dos servidores. O documento será oficializado e assinado em agosto.
Com a medida os associados do Sintram podem utilizar o Sintramcard normalmente. Também serão mantidos os descontos do plano de saúde e da mensalidade do sindicato. Os servidores só não poderão comprometer mais de 30% do salário.
“Foi um avanço essa discussão. Percebemos que nós do Sintram e o Executivo conseguimos solucionar o problema de forma democrática e com diálogo”, declarou o presidente do Sintram, João Madeira.
O convênio terá validade até março do próximo ano e poderá ser renovado anualmente sempre no mesmo mês. A preocupação foi em manter a manutenção do serviço mesmo em período de transição de governo.
“Quando houver mudança de governo o sindicato terá cerca de três meses para reorganizar e não deixar o servidor aflito”, explicou Madeira.
Sistema
O anuncio de suspensão do convênio veio com a alegação de contenção de gastos e insegurança jurídica. Bastou duas reuniões com representantes do sindicato, para as justificativas do governo mudar. O prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) chegou a falar em falhas operacionais. Incompatibilidade entre os sistemas estaria gerando inconsistências. Isso porque alguns servidores estavam comprometendo 100% dos salários, chegando a dever o município.
Mesmo após as negociações, para Vladimir, a revisão de alguns processos operacionais será necessária para buscar a segurança jurídica, melhorar a prestação de serviços, e, cada vez mais, diminuir o grau de endividamento das famílias dos servidores.
“Chegamos a um bom termo de todo um ajuste técnico, jurídico e institucional, que é bom para a cidade, para o Sintram e ainda mais para os servidores. É um novo convênio, que passa agora a ser confeccionado, estruturado, para que nós possamos assinar ainda no mês de agosto, e já deixando uma tranquilidade para todos os servidores, que até que este novo convênio possa estar em vigência valem todas as regras que até então vêm sendo executadas. Todas as compras, todos os procedimentos de planos de saúde, que passam a vigorar tranquilamente” garantiu o prefeito.
Manutenção
Este convênio será o primeiro oficializado ao longo dos últimos 20 anos. Até então, segundo informações do sindicato, havia apenas um acordo verbal, pois quando ele foi firmado o Sintram não tinha as certidões necessárias. Como nunca houve questionamentos, os descontos continuaram da mesma maneira. Atualmente, o sindicato está em dia com todos os documentos.