O Núcleo de Estudos para a Diversidade da Uemg, Unidade Divinópolis já está funcionando. Ele foi lançado com uma palestra sobre o tema “Políticas públicas para a diversidade”, ministrada pelo coordenador de Educação em Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, Anderson Cunha Santos.
A proposta de criação do núcleo vem sendo discutida há cerca de dois anos na instituição, segundo a professora Geralda Ferreira, uma das coordenadoras do projeto.
“Nós temos vários trabalhos desenvolvidos na Universidade neste sentido desde 2013, e resolvemos documentá-los e iniciar o núcleo”, ressaltou.
“A importância deste núcleo consiste em trazer a discussão sobre a diversidade para dentro da Universidade como forma de atingir a sociedade para fazermos a mudança de que nós precisamos. Pretendemos trazer para o núcleo profissionais e alunos de todas as áreas para que os temas a serem discutidos estejam presentes na Universidade”, completou a professora.
De acordo com Anderson, o diálogo entre a Universidade e a secretaria é fundamental para a qualificação das políticas públicas na área da diversidade.
“A importância deste núcleo para a secretaria, bem como para as políticas públicas, é subsidiar não só a formulação de políticas que podem ser implementadas no âmbito da secretaria, mas também o processo de formação de educadores que estão na Universidade ou que já atuam no nosso sistema”, finalizou.
O debate contou com a participação de professores e estudantes da unidade e foi mediado pelo professor José Heleno Ferreira, que é também um dos coordenadores do núcleo.