Letícia Ferreira

Com Funedi/UEMG

 

O evento foi na Funedi

O evento foi para debater elaboração da agenda de SANS

 No último dia 18 julho, membros do Núcleo de Saúde Coletiva da FUNEDI/UEMG participaram de uma reunião do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Consea-MG). A coordenadora do núcleo, Fernanda Rocha, e a pesquisadora Sandra Guimarães foram convidadas pelo presidente do Consea-MG, dom Mauro Morelli.

Para Sandra Guimarães, “participar do Núcleo de Articulação do Consea-MG, no processo de mobilização e elaboração da agenda de SANS, é uma resposta à inserção do Núcleo de Saúde Coletiva na discussão e avaliação de ações que constroem a política de segurança alimentar e nutricional em Minas Gerais”.

 

O objetivo do encontro foi realizar a composição do Núcleo de Articulação, integrado por representantes do Consea-MG, FUNEDI, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Subsecretaria de Estado da Agricultura Familiar e Ministério Público. A proposta visa a desencadear o processo de elaboração de uma agenda estratégica para o período de 2015 a 2030, com foco na exigibilidade do direito humano à alimentação adequada e na consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.

 

Próximos passos

 

O próximo encontro do Núcleo de Articulação da agenda estratégica do Consea-MG está previsto para o dia 8 de agosto. Na oportunidade, cada instituição parceira deverá apresentar uma proposta de realização de um evento ampliado, com a presença dos atores envolvidos na implementação da política de segurança alimentar e nutricional em Minas Gerais, e prosseguir a elaboração da agenda, que deverá ser pactuada em 2015 e norteará a definição do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG).

 

Sandra Guimarães destaca ainda que, entre as próximas etapas deste novo núcleo do Conselho Estadual, está prevista a reunião entre o presidente do Consea-MG, dom Mauro Morelli, e o presidente da FUNEDI/UEMG, professor Gilson Soares. “Vamos esboçar uma proposta de metodologia para a mobilização dos atores a fim de se elaborar a agenda, que será apresentada na próxima reunião do Núcleo de Articulação. Antes disso, dom Mauro Morelli virá a Divinópolis e realizará a reunião com o professor Gilson Soares para reafirmar a parceria entre o Consea-MG e a FUNEDI neste trabalho, que visa a garantir o acesso das pessoas ao direito humano a uma alimentação saudável”, finaliza a pesquisadora.