Declaração foi em crítica ao geoprocessamento que surpreendeu divinopolitanos com IPTU até 300% mais caro em Divinópolis
O geoprocessamento tem desgastado a relação entre vereadores e o prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (PSC). O aumento que surpreendeu os divinopolitanos está tirando o sono do cidadão e também dos políticos. O vereador Roger Viegas (Republicanos) cobrou uma resposta do prefeito, nesta terça-feira (8/2). Sem poupa-lo de críticas disparou: “o homem que nunca erra: esse é o seu filme, prefeito”.
O mapeamento aéreo da cidade, iniciado em 2019 e concluído no ano passado, identificou metragens construídas em imóveis para atualização do cadastro. Foram identificados, por exemplo, áreas lançadas como lotes e que já estão com construções. Neste caso, até então, o proprietário pagava o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) como lote, ou seja, mais barato.
Em outros casos, foi constatada a ampliação do imóvel, por exemplo, com varandas, ou extensão da casa, seja quarto, cozinha, etc. Entretanto, há situações mais extremas em que construções de galinheiros estão sendo cobradas. Para quem não concordou, houve prazo para recurso.
Isso, na prática, representou IPTU e taxa de lixo mais caras, já que houve ampliação da área construída. Para se ter noção, um contribuinte que pagava cerca de R$700 no bairro Santa Luzia, agora vai pagar R$ 1.460,35. Em alguns casos, o aumento chega a 300%. As guias foram disponibilizadas na última semana no site da prefeitura.
Além do aumento, Viegas criticou a falta de postura e respostas claras do prefeito.
“Num dia está no site da prefeitura uma coisa, no outro o prefeito fala outro. Depois chega lá para recorrer, porque de muitos está errado, porque se falou que não vai cobrar galinheiro, que não cobre galinheiro, se falou que não vai cobrar casinha de cachorro, que não cobre a casinha de cachorro. Mas veio, o IPTU e está cobrando”, afirma.
O vereador disse ainda que apenas “o discurso reina” e sobressai.
“Tem um filme que eu vou homenagear o Gleidson, é o Homem que nunca erra. Ele nunca está errado. O homem que nunca erra, esse é o seu filme, prefeito”, dispara e completa:
“Sempre pede desculpa, fala, faz, pede desculpas. Vai lá, faz, dá tapa na cara do fiscal na rua, pede desculpa, me perdoa”, enfatiza.
Viegas ainda destacou a costumaz postura do prefeito de sempre culpar a gestão passada.
“A gente está cansado de brincadeira. A gestão pública é séria. Precisamos de homens sérios e acima de tudo definidos ali em seus cargos, instituídos, mas como homens de verdade que honram com suas palavras, porque foi tudo muito diferente daquilo que eu ouvi na campanha. A moda é só colocar a culpa na gestão, colocar a culpa em quem já passou”.
Câmara socorre contribuintes
Na inercia do governo em dar uma resposta clara, os vereadores liderados pelo presidente da câmara, Eduardo Print Jr. (PSDB) apresentaram projeto autorizando o prefeito a dar 30% de desconto na taxa de lixo em 2022. A matéria será apreciada nesta quinta-feira (10/2) e tem assinatura da maioria dos parlamentares.
Mesmo que aprovado, cabe a Azevedo decidir se dará ou não o desconto. Em entrevista a rádio Minas, ele comprometeu-se a aplicar nas guias deste ano e a estender o pagamento à vista com desconto para 20 de março.