Letícia Ferreira

 

Após a vistoria dos fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foi parcialmente liberado o trabalho dos operários na obra da construção do Centro Administrativo – nova sede da Prefeitura de Divinópolis. A obra havia sido embargada no dia 18 de agosto, após fiscalização em conjunto da Gerência Regional do Trabalho de Divinópolis e a Superintendência Regional de Belo Horizonte.

 

Na época, o coordenador do projeto de construção civil de Minas Gerais, Francisco Teixeira, determinou o embargo total da obra de responsabilidade da Lamar Engenharia, pois os funcionários corriam risco iminente de queda.

 

De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Júlio Capanema a maioria dos itens exigidos pelo Ministério do Trabalho, foram cumpridos, faltando apenas adequações nos andaimes.

 

“Os trabalhos voltaram normalmente nesta semana e os funcionários estão realizando atividades internas como reajustes de reboco nas paredes. Ficaram faltando apenas adequações nos projetos dos andaimes”, explicou o engenheiro.

 

Ainda de acordo com Júlio “estamos terminando de cumprir as exigências do Ministério e já no início da próxima semana, as obras devem estar prosseguindo normalmente”.

 

Exigências

 

Na época do embargo, foram constatadas as seguintes irregularidades: andaimes fachadeiros sem guarda-corpo, rodapé e tela de proteção; trabalhadores operando máquinas como guincho de coluna e betoneira sem qualificação; poço de elevador sem proteção com risco de queda de trabalhadores; periferia da edificação aberta e sem proteção; aberturas em piso com risco de queda; empregados de empreiteiras laborando sem registro em carteira; refeitório não atende todos os trabalhadores, dentre outras.