Representantes do Hospital São João de Deus (HSJD) e Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa) definiram o novo plano de contingência para atendimento às gestantes. O objetivo da reunião foi regularizar e organizar o atendimento obstétrico enquanto não é concluída a nova escala de médicos desta especialidade, montando uma estrutura do fluxo operacional e garantindo desta forma a assistência na instituição.
As gestantes e parturientes com entrada no Hospital São João de Deus serão encaminhadas para a classificação junto à equipe de enfermagem. Após realizada a triagem o paciente será encaminhado ao médico obstetra da triagem de plantão no ambulatório do HSJD, que definirá qual será o procedimento adotado.
De acordo com a nota emitida pela assessoria do hospital, os pacientes com intercorrência clínica, sem relação com a gestação, serão encaminhamentos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA – Padre Roberto), junto à classificação de risco.
As gestantes com risco habitual obstétrico, o encaminhamento será para um dos hospitais da cidades – Santa Mônica ou Santa Lúcia – e caso não haja vaga o mesmo será regulado no SusFácil para encaminhamento para as cidades de referência, mediante contato prévio com vaga confirmada. Neste caso, a paciente será deslocada até a unidade de saúde designada junto à classificação de risco em ambulância.
Já os pacientes de alto risco serão encaminhados para o hospital Sofia Felddman, em Belo Horizonte, devidamente cadastrado no SusFácil também com ambulância e classificação de risco.
Aqueles enquadrados em casos de emergência o atendimento e internação será com acompanhamento no Hospital São João de Deus pelo mesmo médico da triagem obstétrico de plantão.