Marcos Vinícius destaca a necessidade de debater o assunto (Foto: Moreno Machado/CMD)

A ocupação das escolas de Divinópolis e a polêmica ideologia de gênero serão temas de reunião na Câmara Municipal na próxima quarta-feira (09), às 17h. Pais de estudantes recorreram aos vereadores para tentarem barrar o movimento dentro das instituições e também impedir debates sobre o tema em roda de estudantes. O encontro foi viabilizado pelo vereador, Marcos Vinícius (PROS).

Juízes, promotores, psicólogos, pais, estudantes, o bispo Dom José Carlos, educadores deverão participar da reunião. A ideia é mobilizar e procurar meios legais para forçar a desocupação. Palestras deverão ser realizadas, além de debate entre os favoráveis e os contrários ao movimento estudantil iniciado no dia 17 de outubro em Divinópolis. Os alunos protestam contra a PEC 241 e a Reforma do Ensino Médio.

“Será um momento rico pelas palestras que serão feitas pelos juristas, líderes estudantis, mantendo sobretudo o princípio da democracia”, afirmou Marcos Vinícius, deixando claro ser contra o movimento que, segundo ele, fere os princípios constitucionais.

“O interesse da maioria que deve prevalecer e não uma minoria sobrepor a maioria […] Sou a favor da maioria e os pais não aprovam. Eles [estudantes] estão ferindo princípios e direitos constitucionais, o direito de ir e vir, o direito à educação, ao Enem. Estão gerando transtornos para as famílias”, completou.

O parlamentar disse ser a favor do movimento desde que “não atrapalhe a sociedade e tire o direito à educação de quem quer estudar”.

Ideologia

O interesse de barrar a ocupação ganhou força após ser debatido em rodas de estudantes a ideologia de gênero. O parlamentar que pertence à bancada evangélica já deixou claro ser contra a inclusão do tema na grade escolar das escolas.

“Tive a informação que nesta ocupação, em algumas escolas, estão fazendo essa doutrinação”, completou.

Apesar de ter recebido a notícia com “indignação” ele não sinalizou interesse de retomar o projeto proposto em meados deste ano que bane a “ideologia de gênero” das escolas de Divinópolis.

Atualmente duas escolas estaduais estão ocupadas, são elas Manoel Côrrea Filho e a Martin Cyprien, além da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), campus Dona Lindu.