Com a chegada das férias, é comum o aumento dos casos de crianças envolvidas em acidentes domésticos. Pensando em minimizar este tipo de ocorrência, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santa Lúcia, promove às 13h30 desta sexta-feira (13), a Oficina de Cuidados e Identificação dos Sinais de Risco para Saúde do Bebê/Criança. A iniciativa busca promover educação em saúde e difundir os aspectos preventivos por meio de palestras e oficinas.
De acordo com o Enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família Santa Lúcia, Guilherme Diniz Santos, dados do Ministério da Saúde apontam que acidentes domésticos e não intencionais são as principais causas de morte entre as crianças.
“É um índice preocupante, visto que mais de 90% dos acidentes poderiam ser evitados com medidas de prevenção adequadas. Com a chegada das férias a rotina das crianças muda, seja na alimentação ou no tempo em que passam expostas a atividades ao ar livre. Por isto, os pais precisam redobrar os cuidados”, alerta.
A oficina será ministrada pela equipe de enfermagem, que abordará temas como: cuidados com o bebê, prevenção de acidentes, identificação dos sinais de risco para saúde do bebê, e como proceder em uma situação de emergência.
A ação é voltada para gestantes, pais e cuidadores (usuários da ESF Santa Lúcia) e será realizada na Estratégia de Saúde da Família Santa Lúcia, localizada à rua Altino de Oliveira Campos, 221, bairro Padre Eustáquio.
Os interessados em participar das atividades podem obter mais informações na Unidade de Saúde, ou pelo telefone (37)3213-4283.