Tem início nesta segunda-feira (16) e se estende até 20 de maio as atividades em comemoração a “Luta Antimanicomial” em Divinópolis. A diretoria de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa), e parceiros, preparou uma programação extensa como ponto alto a caminhada a “Luta Antimanicomial” que acontece na próxima quarta-feira (18).

A programação será realizada ao longo dessa semana e prevê a apresentação de trabalhos dos usuários dos Caps III e Caps AD III (Centros de Atenção Psicossocial). Para isso, estão sendo previstas exposições e realizações de oficinas.

semana-antimanicomial

(Foto: Rodrigo Dias/PMD)

As iniciativas são desenvolvidas pela equipe multiprofissional e têm como objetivos a ressocialização. “A ideia é fazer deles protagonistas sendo donos das suas escolhas”, explica Marco Túlio, responsável pela oficina “Som do Coração” do Coral formado por pacientes do Caps III e Caps AD III.

Todas têm um papel importante no suporte oferecidas nos CAPS. São terapias que, aliadas a outras formas de tratamento, proporcionam uma melhor qualidade de vida às pessoas que são acolhidas por estes serviços.

Dentro desta proposta aconteceu a oficina da beleza seguida de um desfile. Também teve início à exposição de trabalhos produzidos nos Caps no Centro de Saúde São José e na Escola Estadual Dona Diva durante o horário de expediente. Nesta terça-feira (17), as 9h acontece a oficina sobre o uso de medicamentos. No dia 19 é a vez da oficina de contação de história.

Entre as oficinas oferecidas estão “Mercado de trabalho e reinserção social” que será realizada semanalmente na segunda-feira no horário de 14h as 15h onde serão repassadas as vagas de emprego, e também os mesmos serão orientados a respeito de documentos pessoais, da construção do próprio currículo e das demandas que surgirem durante a oficina, e assuntos relacionados ao mercado de trabalho.

 Na sexta-feira de 13h às 15h será realizada a oficina de culinária. Já na quarta-feira é a vez da oficina de “Grupo de atividade expressiva” que através de atividades de expressão artística no processo de autoconhecimento, com possibilidade de expressão de sentimentos de forma não verbal

Oficina de esporte também será oferecida de 14 às 16 horas, toda segunda-feira, possibilitando ao paciente a reconstrução de laços, a observação mais próxima do profissional frente aos pacientes, o descolar do objeto droga, oferecendo aos pacientes outros lugares de satisfação para seu prazer. Responsável

Origem

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema psiquiátrico, organizaram o manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Baurú/SP. Naquela manifestação, nasceu o Movimento da Luta Antimanicomial.