Redação
A Central de Monitoramento do Olho Vivo foi inaugurada, oficialmente, nesta terça-feira (23), em Divinópolis. A data também foi marcada pela reinauguração do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). Os dois setores funcionam lado a lado e é de onde, além do acompanhamento das imagens do Olho Vivo, são recebidas as ligações do 190 e de onde são despachadas as viaturas para atendimento das ocorrências.
Para a realização do trabalho de monitoramento foram contratados 16 servidores por parte da Prefeitura de Divinópolis. A Central de Monitoramento transmite imagens de forma ininterrupta e em tempo real da região central da cidade e das proximidades do Terminal Rodoviário no bairro Bom Pastor, por meio de 32 câmeras com o intuito de reduzir a criminalidade nessas áreas.
O acompanhamento de videomonitoramento age como importante ferramenta de prevenção, pois trabalha em quatro turnos com acompanhamento de profissionais treinados para a função. Funcionando desde agosto a central já apresenta resultados concretos. Nas áreas cobertas pelas câmeras, nos primeiros três meses de teste, foi registrada diminuição de 33% dos furtos e 38% dos roubos.
Funcionamento
Com a instalação do videomonitoramento no mesmo ambiente de despacho das viaturas pela rede de rádio, assim que o videomonitorante visualiza uma cena que necessita de intervenção policial, é encaminhada uma equipe de policiais para checar a situação e dar uma resposta apropriada. A prevenção é o foco principal do Olho Vivo, mas de acordo com a coordenação do setor, a repressão pode ser potencializada através da identificação de autores de crimes ou