Previsão: Fim de semana de céu claro no Centro-Oeste de Minas
oto: PMD

Nova onda de calor em MG pode elevar temperaturas a 37°C no Centro-Oeste de Minas, alerta Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para uma nova onda de calor a partir desta segunda-feira (17/2), atingindo várias regiões do Brasil, incluindo Minas Gerais (MG). No Centro-Oeste mineiro, a previsão do tempo é de temperaturas que devem se aproximar de máxima de 37°C, como é o caso de Bom Despacho.

Carmo do Cajuru, Cláudio, assim como Itaúna devem registrar 36°C. Já Divinópolis, Itapecerica, Pará de Minas, Lagoa da Prata, Formiga e Santo Antônio do Monte os termômetros podem marcar 35°C. Em Nova Serrana, a previsão é de 34°C, de acordo com o Inmet.

As temperaturas altas que começaram na semana passada e tendem a se intensificar a partir desta, marcam a terceira onda de calor registrada no país em 2025. De acordo com o Inmet, uma massa de ar quente e seco, intensificada desde domingo (16/2). Isso, então, deve elevar as temperaturas em até 5°C acima da média climatológica.

Clima: previsão de calor

Além de Minas Gerais, a onda de calor deve afetar estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás e Bahia.

As duas primeiras ondas de calor do ano ocorreram no Sul do Brasil. A primeira aconteceu entre 17 e 23 de janeiro. Já a segunda, de 2 a 12 de fevereiro, Na épocam com aviso vermelho de grande perigo abrangendo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Agora, o alerta é para os mineiros, e cidades do Centro-Oeste não devem ficar de fora do calor intenso.

Chuva no Brasil

Já no Sul do país, a previsão conforme o Inmet é de “pancadas de chuva que podem ser pontualmente fortes, com aviso laranja de perigo para tempestade nesta segunda-feira, englobando áreas dos três estados da região. A previsão é de chuvas de até 100 mm, ventos de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo”.

Há expectativas de que essas tempestades cheguem ao extremo sul de São Paulo, ao Mato Grosso do Sul, ao Rio Grande do Sul, a Santa Catarina e a áreas do Paraná, com aviso de “perigo potencial e chuvas que podem chegar a 50 milímetros”.

No resto do país, há previsão de chuvas intensas e muita instabilidade em áreas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Com informações da Agência Brasil