Inmet emite alerta laranja para onda de calor em 10 estados e no DF
(Foto: Agência Minas)

O fenômeno está previsto para ocorrer entre os dias 12 e 18 de fevereiro em algumas regiões do Brasil; Confira

Nos próximos dias, uma intensa onda de calor deve atingir o noroeste de Minas Gerais, com temperaturas que podem chegar a 40°C. Divinópolis, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não deverá atingir temperaturas extremas nesta nova onda de calor, embora tenha dias mais quentes.

O calor intenso deverá ocorrer em João Pinheiro, Paracatur, assim como Presidente Olegário, dentre outros municípios.

O fenômeno, que também afetará parte das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, está previsto para ocorrer entre os dias 12 e 18 de fevereiro.

Onda de calor em Divinópolis

Apesar de Divinópolis não aparecer no mapa do calor extremo, os termômetros devem marcar temperaturas mais altas com máxima de 34°C ao longo dos próximos dias. No dia 21 de janeiro, a cidade do Centro-Oeste de Minas, registrou a maior temperatura do ano, 35°C.

Em Moema, Formiga, Carmo do Cajuru, Itapecerica e Nova Serrana, também no Centro-Oeste, a máxima prevista é de 32°C; 34°C em Bom Despacho.

A capital mineira, Belo Horizonte, poderá registrar máximas de até 35°C durante esse período. No Sudeste, cidades do estado do Rio de Janeiro, incluindo a região metropolitana, também devem enfrentar temperaturas elevadas, assim como Vitória (ES), onde os termômetros podem atingir 38°C.

No Nordeste, conforme o Inmet, o calor extremo está previsto para o oeste da Bahia, Vale do São Francisco (BA) e regiões de sertão entre Bahia, Pernambuco e Piauí.

Onda de calor intensa no Sul do país

A onda de calor que já provocou temperaturas de quase 44°C no Rio Grande do Sul. O calor deve seguir, conforme o Inmet, até o dia 12 de fevereiro. Há possibilidade de que o recorde de 43,8°C registrado em Quaraí no dia 4 deste mês seja superado.

O oeste e sul do Paraná, além do centro, sul e litoral de Santa Catarina, devem enfrentar temperaturas entre 38°C e 40°C. Na Grande Porto Alegre, também há risco de calor próximo dos 40°C.

A população das regiões afetadas é orientada a redobrar os cuidados com a hidratação e evitar exposição prolongada ao sol nos horários de pico.