Emanuela Souza
Operação de combate ao tráfico em Formiga apreende drogas e realiza a prisão de 26 pessoas envolvidas com o tráfico na região. A parceria entre a Polícia Militar, Civil e o Ministério Público, formou o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), que vem agindo há seis meses na cidade.
Intitulada “Veneno na Lata”, a operação vem agindo com ajuda de denúncias feitas pelos cidadãos através do Disque Denúncia e do 190. Além das autoridades locais, a GAECO de Campinas e a PM de São Paulo efetuaram a prisão de um traficante de Formiga que foi localizado em Paulínia (São Paulo). Foram apreendidos 32kg de maconha, 320 pinos de cocaína e 355g de crack.
Entre os envolvidos estão 23 homens, sendo cinco que já estão presos, que receberam o mandato no presídio, e três mulheres, duas já possuíam mandato de prisão e uma foi presa em flagrante. Ainda segundo a PM, foram detidos um preso do presídio de Bambuí, envolvido no comando do tráfico no local, um taxista de Formiga que fornecia transporte para traficantes, e um menor autuado por tentativa de homicídio, portando uma arma de fogo e uma granada de mão.
A operação contou com 74 policiais militares, 03 delegados da Polícia Civil, 03 escrivães civis e 49 investigadores. A operação ainda contou com o apoio da SEAP, através da Penitenciária de Formiga. Ao todo foram apreendidos 35kg de maconha, armas de fogo e munição, 355 pedras de crack, celulares e pinos de cocaína.
A Polícia Militar ressalta que a operação só foi bem sucedida graças às denúncias realizadas pelos moradores por telefone ou diretamente aos policiais da cidade, demonstrando a importância da participação popular na segurança pública, com o fornecimento de dados aos órgãos do sistema de defesa social.