Operação Piracema coleta 16 redes de pesca no Rio São Francisco
Imagem: Polícia Militar

Operação Piracema da Polícia Militar do Meio Ambiente reforça proteção aos peixes no período de reprodução

Na manhã desta sexta-feira (22), às 6h, a Polícia Militar de Meio Ambiente deu início à Operação Piracema 2024/2025 no Rio São Francisco e em seus afluentes. Realizaram a ação no trecho entre a Ponte da BR-262 e a Ponte Quebrada, que dividem os municípios de Bom Despacho e Dores do Indaiá, com foco na preservação da fauna aquática durante o período de defesa.

Durante o patrulhamento, recolheram 16 redes de emalhar, totalizando aproximadamente 160 m², que estavam armadas no leito do rio. Não houve flagrante de pescadores praticando pesca irregular. No entanto, as equipes visitaram três ranchos e fazendas na região. As visitas foram com o intuito de orientar as pessoas sobre as restrições do período de defeso, essencial para a reprodução das espécies.

Os resultados da operação incluíram a lavratura de um Relatório de Ação Fiscalizatória (RAT) e o registro de um REDS de recolhimento. A ação foi bem recebida pela comunidade local e reforçou a importância do patrulhamento para garantir a reprodução das espécies no Rio São Francisco.