Vereador sugere compra de máquina e incentivo para instalação de empresa de reciclagem para acabar como os bota-fora
Marcelo Lopes
Durante a reunião ordinária na Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (15), o vereador Eduardo Print Júnior (Solidariedade) voltou a tocar no assunto do estado dos asfaltos nas ruas de Divinópolis. Em pronunciamento, o edil citou os buracos presentes nas vias devido as últimas chuvas e criticou o modelo da Operação Tapa-buracos adota pela prefeitura.
“Um serviço como esse deveria ser feito mediante a um material de boa qualidade e um tapa buraco, em especial, com uma massa asfáltica com uma durabilidade maior. O que estamos fazendo hoje é “enxugar gelo”. Fala que não se tem recursos e insumos para fazer estas operações rotineiras, mas faz com material de baixa qualidade. Isso faz com que você volte no mesmo buraco num período de 30 a 60 dias por quatro, cinco vezes. Isso é o que? Desperdício de dinheiro público. Isso não resolve. O plano que tem que ser feito é muito maior do que simplesmente jogar a brita, com um pouquinho de areia e massa asfáltica para resolver um paliativo”, disse.
Com esses problemas citados, o vereador propõe opções para solucionar o assunto e cita também empresas que poderiam auxiliar nos serviços, usando, inclusive, o uso de materiais reciclados.
“Eu aqui apresento empresas capazes de fazer isso, como uma de reciclagem, que é doida para se instalar aqui em Divinópolis e receber todos os restos de materiais de construção, utilizar as peneiras delas e ter ali areia, brita, pedra e futuramente devolver isso para o município em forma de até mesmo um asfalto de boa qualidade. Esse incentivo tem que começar, instalando esta empresa na cidade para receber os entulhos de materiais de construção”.
Ao mencionar a empresa de reciclagem, Eduardo levantou outro problema enfrentado em Divinópolis: bota fora. Entre os locais que tem entulhos despejados está a Rodovia dos Batistas.
“Que de rodovia ela não tem nada! Os carroceiros jogam lixo lá o tempo inteiro. Restos de construção todos os dias. É incrível a quantidade de restos de materiais que tem lá. Isso poderia ser reaproveitado”, diz.
Em janeiro, o PORTAL mostrou uma situação semelhante. O internauta relatou que em uma rua que liga os bairros São Lucas e São Geraldo, havia um bota-fora, contendo lixo e entulhos em toda a extensão, transformando do local um lixão a céu aberto.
O parlamentar defende que essas sugestões se colocadas em prática podem resultar em economia.
“O que eu cobro aqui às terças e quintas, é que os secretários tenham criatividade para lidar com o dinheiro público. Administrar com dinheiro é fácil, sem dinheiro tem que ter criatividade (…) Em momentos de crise, é a criatividade que vai se sobressair. Não adianta fazer o “arroz com feijão”. Tem que remodelar tudo. É um novo formato de gestão, é um novo jeito de se fazer política, em especial com o tráfego da cidade, que tem cerca de 125 mil veículos”, completa Eduardo.
Prefeitura
Em janeiro a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Divinópolis disse ao PORTAL que a nova secretária de Meio Ambiente, Flávia D’Alessandro estava se inteirando sobre a questão relacionada aos bota-foras e que faria uma reavaliação. Porém, até o momento nenhuma medida foi tomada.
O PORTAL fez contato nesta sexta (16) com a assessoria para saber se já havia alguma definição, porém não obteve retorno até o fechamento desta matéria.
Já sobre a Operação Tapa-buracos, nesta quinta-feira (15), o órgão divulgou que estava com um novo cronograma.