20140509_081051

Maria da Consolação, Conselheira de Direitos da Criança e do Adolescente (Foto: Rádio Divinópolis AM)

“Faça bonito: proteja nossas crianças e adolescentes” é o tema da semana de enfretamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, que começa a ser realizada nesta segunda-feira (12), com abertura às 13h na Câmara Municipal, e segue até o dia 16 de maio.

 

O trabalho de conscientização será iniciado com o seminário “O nosso olhar pode mudar vidas”, com participação de representantes do Conselho Tutelar, das secretarias municipais de Educação e Saúde, Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) e Promotoria de Justiça, dentre outros.

 

No segundo dia de campanha, terça-feira , será realizada uma panfletagem nas portas de escolas da região Central, de 11h às 13h. No dia seguinte, será marcada uma blitz educativa nos cruzamentos da Avenida Paraná com a Rua Goiás e Avenida Antônio Olímpio com Rua Rio de Janeiro, de 9h às 11h. A semana será encerrada com uma caminhada de conscientização, na sexta-feira (16), pelas ruas do Centro. A saída está marcada para às 9h da Praça da catedral, seguindo pela avenida Primeiro de Junho e Rua Rio de Janeiro, até a Praça do santuário.

 

Para manter viva a memória nacional sobre casos de abusos e atrocidades cometidas contra essa parte da população, reafirmando a responsabilidade da sociedade em garantir seus direito, a data 18 de maio foi escolhida como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

“Nós temos responsabilidade com nossos inocentes que, hoje, estão sendo tão vulnerabilizados e usados por adultos. Isso segue com várias consequências para o desenvolvimento desta criança. Então, estamos promovendo diversas atividades para levar toda comunidade a um momento de reflexão, pelo qual iremos levar a sociedade a pensar e repensar sobre sua atitude e sua relação com nossas crianças e adolescentes”, comentou a Conselheira Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Divinópolis, Maria da Consolação Faria.

 

Quem souber de casos pode denunciar ao Conselho Tutelar através do telefone (37) 3222-7067.