O Secretário de Estado do Paraná, Silvio Barros ministrou, na noite desta quinta-feira (03), na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais Regional Centro-Oeste (Fiemg), a Palestra “Gestão e Desenvolvimento Sustentável”, para um auditório lotado. Estiveram presentes, empresários, alunos de cursos de Administração e de Engenharia com foco em Meio Ambiente de universidades da cidade, além de representantes do Poder Público Municipal.
O atual Secretário do Planejamento e Coordenação Geral do Estado do Paraná é também Engenheiro Civil com especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental e Diretor da Solução Consultoria, empresa que atua na disseminação do conceito da responsabilidade individual e coletiva. Com ampla experiência em Gestão Pública, Silvio Barros foi Secretário de Estado no Amazonas e no Paraná, Secretário Nacional no Governo Federal em Brasília e Prefeito de Maringá-PR, por dois mandatos.
Em seu pronunciamento, Barros apresentou experiências de gestão e sustentabilidade realizadas em diversas cidades do Brasil e do mundo. Defendeu uma maior cobrança por resultados junto ao funcionalismo público que, atualmente chega a 5% da população brasileira e representa 12% do PIB com a folha de pagamento.
“Os funcionários públicos precisam ser cobrados, terem obrigação de dar respostas à sociedade e contribuir com o desenvolvimento”, defendeu.
Barros apresentou ainda, um novo modelo de Gestão Pública, que prioriza o a participação popular nas decisões. Para o secretário, a sociedade civil organizada deve desenvolver um planejamento que contemple as necessidades e prioridades da cidade, como uma contribuição que a sociedade pode oferecer para ao município.
“Entidades de classe devem trabalhar para mobilizar a sociedade no que diz respeito ao planejamento do futuro. Parabenizo a FIEMG por incentivar esse envolvimento, através de palestras como a de hoje, que inicia a transformação que a cidade precisa”, finalizou.
Investimento
Para o Presidente da Fiemg Regional Centro-Oeste, Afonso Gonzaga, uma das principais mudanças que devem ocorrer na Administração Pública é um maior investimento na gestão das pessoas que atuam nos órgãos públicos.
“O maior comprometimento político vai acontecer com uma melhor gestão das pessoas. É preciso preparar os nossos representantes para profissionalizar o gerenciamento da máquina pública”, defendeu.