A secretária Estadual de Educação, Macaé Maria Evaristo, visitou Divinópolis, nesta terça-feira (10). Na primeira visita oficial ao município, Macaé esteve na Superintendência Regional de Ensino, na Secretaria Municipal de Educação e na Escola Municipal São Geraldo.
Sem projetos, dados ou anúncio de investimentos, ela disse que a determinação do governador Fernando Pimentel é de “diagnóstico”. A ideia é levantar as demandas das secretarias, das superintendências, para depois propor novos investimentos.
Mesmo assim, a secretaria destacou a importância de se fortalecer as escolas e de se investir no ensino médio.
“Sabemos que Divinópolis, assim como o resto do estado tem boa avaliação, como tem algumas precisando mais investimento […] Devemos trabalhar pela redução da desigualdade social. É preciso que cuidemos das escolas com mais dificuldade para que possamos fortalece-las. As vezes a infraestrutura, as vezes em investimento na formação dos professores, na ampliação do tempo integral. No ensino médio, principalmente, numa maior aproximação com a educação profissional”, disse.
Macaé ainda defendeu uma gestão compartilhada entre os governos federal, estadual e municipal.
O prefeito Vladimir Azevedo também participou e ressaltou que é um novo ciclo para educação estadual.
“Com essa soma das duas redes trabalhando de forma harmoniosa, otimizando rede física, buscando melhoria de infraestrutura, inovação e avanços pedagógicos e valorização dos nossos profissionais da educação é certeza que teremos uma educação cada vez melhor. Hoje temos a certificação do Ministério da Educação de Livre do Analfabetismo, em Minas Gerais, somente 10 cidades possuem tal mérito. O que só aumenta a responsabilidade”, completa Vladimir.