Semusa divulgou relatório de atendimentos durante o carnaval; 74,8% dos pacientes eram casos de postos de saúde
Portal Centro-Oeste
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) divulgou balanço de atendimentos durante o período de carnaval na Unidade de Pronto Atendimento Padre Roberto (UPA). Conforme o relatório foram realizados 1.352 atendimentos entre os dias 10 e 14 de fevereiro, sendo a maior parte de casos que caberiam as unidades de saúde.
De acordo com o secretário de Saúde, Amarildo de Sousa, 74,8% destes pacientes foram classificados como verdes ou azuis, que são considerados de baixa urgência ou sem urgência, o que superlota a unidade, cuja função principal é o atendimento de urgência.
“Entende-se que devido à interrupção de atendimento nas unidades básicas, o fluxo de usuários aumenta nos períodos de feriado, porém é necessário frisar que apesar de ser urgência nenhum atendimento é negado” afirmou.
Dos 1.352 atendimentos apenas 42 (3,1%) foram classificados como emergente ou muito urgente (vermelho e laranja), 198 classificados como urgente (amarelo) e 1.011 pacientes classificados como pouco urgente ou não urgente (verde e azuis). A média de internação hospitalar foi de 2,5 pacientes/dia e a média de cadastros e solicitações de vagas hospitalares foram 9,5/dia no período.