Divinópolis cobra a repactuação para liberação de cotas (Foto: Divulgação/Acccom)

Pacientes do Hospital do Câncer em Divinópolis estão com um novo problema. O acelerador linear – aparelho utilizado para o tratamento de radioterapia – está com defeito. Desde o dia 28 do mês passados, os procedimentos estão paralisados, conforme confirmado pela Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste (Acccom).

Por meio de nota, o presidente voluntário da instituição, Edmar Nilo de Campos disse que a Acccom não tem “responsabilidade funcional da manutenção do aparelho”. Entretanto, mesmo assim, já fez contato com a empresa responsável para o conserto. A Acccom também assumiu o compromisso de liberação de dinheiro para os pagamentos em atrasos entre o hospital e a multinacional.

Com isso, a previsão é que ele volte a funcionar no final da próxima semana. O Hospital do Câncer responde ao Hospital São João de Deus.

Já o novo acelerador linear que está parado na unidade desde o início do ano passado está dependendo da visita in loco de representantes do Conselho Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para liberar o funcionamento. Antes, é necessário ser realizadas diligências exigidas pelo órgão para expedição do alvará de funcionamento.

“Uma das quais ainda em fase de cumprimento por outra entidade não ligada à área de saúde”.

Com capacidade para 70 atendimentos diários, o atual aparelho chega a realizar cerca de 100 por dia. Com o novo acelerador linear, a capacidade iria triplicar, passando para cerca de 6,3 mil procedimentos por mês. Espera-se que ainda em abril o novo aparelho esteja funcionando.