Diego Henrique

O padre Cléber Domingos Gonçalves, que estava foragido da justiça, foi preso em Belo Horizonte e poderá ser encaminhado nos próximos 30 dias para o Presídio Doutor Nelson Pires, em Oliveira. O ex-pároco das cidades de São Francisco de Paula, Carmo da Mata e Oliveira foi condenado pela justiça a 10 anos e seis meses de prisão pelo crime de pedofilia e foi preso no início do mês em Belo Horizonte, após procurar a Polícia Militar para registrar um boletim de ocorrência depois de ter a casa dele furtada.

De acordo com o jornal Gazeta de Minas, durante o registro da ocorrência, os militares consultaram no sistema informatizado, onde foi constatado um mandado de prisão contra o sacerdote que foi levado para a Penitenciária Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeiro das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte e poderá ser encaminhado para o presídio de Oliveira onde deverá cumprir o restante da pena.

Ainda segundo a matéria do jornal veiculada no último final de semana, o padre não sabia que havia um mandado contra ele e por isso teria procurado a polícia para o registro da ocorrência.

A sentença foi emitida no dia 05 de outubro de 2009 pelo juiz substituto da Comarca de Carmo da Mata, Frederico Bittencourt Fonseca.

O jornal ainda informa que pessoas que acreditam na inocência do ex-padre estão se organizando para realizar um movimento e contratar um advogado para tentar transformar sua prisão de regime fechado em regime domiciliar.  Eles alegam que o sacerdote tem problemas graves de saúde.

O caso

O padre foi condenado por manter relações sexuais com uma adolescente de 13 anos, de Carmo da Mata. Na época, o exame de corpo de delito mostrou que ela teria rompido o hímen 10 dias antes do teste pericial. Ele ainda foi acusado de abusar de outras três adolescentes, com idades entre 13 e 14 anos. De acordo com a denúncia, o sacerdote costumava a se hospedar em um hotel fazenda de Itapecerica, alegando ser tio das meninas.

A reportagem do PORTAL tentou contato com a paróquia de Oliveira, mas as ligações não foram atendidas.