O “padre fake” se passava por sacerdote para conseguir comprar no “crediário”
Um falso padre foi preso, nesta terça-feira (31/1), em Itapecerica (MG), tentando aplicar golpes em uma loja de material de construções. Padre Otávio, como se apresentava, fingia ser sacerdote para conseguir comprar no “crediário”.
De acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), o homem – de cabelos grisalhos, barba, pele branca e medindo cerca de 1,65 metro, foi preso em flagrante quando se passava por padre em um estabelecimento no centro da cidade.
Os comerciantes, acreditando na boa fé devido a suposta função religiosa que o homem desempenhava, vendiam a prazo. Entretanto, não recebiam o dinheiro.
Ele foi desmacarado ao tentar aplicar o golpe duas vezes em uma mesma loja. No sábado (29/1), ele fez contato via WhatsApp e telefone.
Segundo a PMMG, ele se identificou como Padre Luiz Otávio. Em seguida, alegou que uma igreja católica de Carmo da Mata necessitava de reformas e que precisava comprar materiais elétricos (fiações, chuveiros, luminárias, dentre outros materiais), com pagamento posterior por meio de crediário.
Diante das argumentações do “Padre Otavio” foi vendido e entregue a uma terceira pessoa, no mesmo dia, materiais elétricos de elevado valor agregado. O total não foi informado.
Ontem, o falso padre tentava novamente realizar novas compras na mesma modalidade de pagamento. Suspeitando do golpe, a polícia foi acionada.
Como se não bastasse tal ousadia, o suspeito, no momento em que conversava com os policiais ainda tentou um “estelionato identificacional”, ou seja, se identificou como outra pessoa.
“Mas a experiência e sabedoria profissional dos militares foram além da “lábia” do estelionatário e descobriu se que se tratava do criminoso (M. A. A. X.) que já estava sendo procurado pela Justiça por inúmeros crimes, como relacionados ao envolvimento com drogas ilícitas, crimes contra pessoas, contra o patrimônio, principalmente por roubos, furtos e por reiterados crimes de estelionato. Diante de mais uma situação de flagrante delito praticada por foragido da Justiça, a PM de Itapecerica fez captura e prisão de criminoso contumaz”, informou a PMMG.
De acordo com a polícia, o homem estava aplicando o golpe do falso “Padre Luiz Otavio” há algum tempo em diversas cidades do Centro-Oeste Mineiro, como Carmo da Mata, Campo Belo, Candeias, São Francisco de Paula, Arcos, Formiga, Pains e, por último, em Itapecerica.
“Inúmeras modalidades de estelionatos estão sendo aplicadas por aplicativos, redes sociais e via telefone. Alertamos ao cidadão que não faça nenhuma negociação ou transações financeiras (pix o pagamento de boletos) após tratativas com pessoas que entram em contato por telefone e/ou mensagens de aplicativos e e-mails”, alertou a polícia.