(Foto: Amanda Quintiliano/PCO)
Cris Guerra (Foto: Amanda Quintiliano/PCO)

Amanda Quintiliano

Com cerca de 1030 associados a Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) de Divinópolis completa meio século de fundação. Com a primeira mulher presidente da entidade, Alexandra Galvão as comemorações começaram com a palestra da escritora, Cris Guerra sobre o empoderamento feminino.

Muito além de falar sobre o papel da mulher no mercado de trabalho, a escritora abordou temas sobre a vida, motivação, riscos, alegrias e tristezas. O emaranhado de sentimentos que envolve as escolhas. A intenção foi abrir o leque e a visão dos empresários que acompanharam a palestra.

Um dos nortes da nova gestão da CDL é envolver o empresariado e recuperar a pujança do setor. É mostrar a capacidade de investimento da cidade que a tornou polo da confecção. Segundo a presidente, os 50 anos de história da CDL foram construídos onde ainda não havia caminho a partir do envolvimento do setor.

Com base na união, ela acredita no fortalecimento do mercado.

“São 50 anos de história que se confundem com o Desenvolvimento Econômico da cidade”, afirmou.

Empoderamento

As transformações da entidade começaram quando Alexandra foi eleita para o cargo antes ocupado apenas por homens. Para a escritora, Cris Guerra a mulher tem capacidade de conciliação e a ascensão em postos mais altos vai além de uma “questão de justiça”, mas de reconhecimento.

 “Cada vez mais não é questão de justiça a ser feita, mas de naturalmente entender a capacidade da mulher porque ela sempre foi conciliadora, tem multitalentos, é multidisciplinar”, afirmou e acrescentou:

“É necessário entender que ter mulher no mercado de trabalho não é ter que dar licença maternidade, não é ter que lidar com as questões que as mulheres administram”, pontuou.

Comunidade

Com o tom de união e fortalecimento do setor, as comemorações também envolvem a comunidade. Além da palestra que foi aberta ao público, ao longo desta sexta-feira (20) serão realizadas oficinas de culinária. Já neste sábado, de 15h às 19h, haverá a “Tarde Cultural” na Praça da Catedral com apresentações de danças, teatro, tudo gratuito.

Durante a programação também haverá a entrega da premiação dos vencedores do Concurso de Crônicas realizado nas escolas de Divinópolis.