Prosseguem esta semana as mobilizações de combate ao Aedes aegypti em Divinópolis. Desta vez a ação será no bairro Serra Verde e no Conjunto Habitacional Oswaldo Machado. De segunda-feira (14) até esta quarta-feira (16) estão sendo realizadas visitas educativas nas residências do bairro. Trabalho é realizado por agentes de saúde e voluntários.
Na quinta-feira (17), um panelaço promete chamar a atenção. Funcionários da Estratégia Saúde Família (ESF) Serra Verde e ESF Oswaldo Machado, juntamente com alunos do Caic, sairão da porta desta instituição de ensino, às 8h, e percorrerão ruas importantes dos dois bairros. Além do panelaço, a passeata contará com cartazes e será feita a distribuição de panfletos orientando a população quando aos cuidados com o Aedes aegypti.
Na sexta-feira (18) serão distribuídos sacos plásticos para a coleta de objetos que possam acumular a água parada. No sábado (19), com o auxílio de um caminhão e dos agentes de endemias, haverá um arrastão de limpeza. Ação que conta, também, com o apoio das associações de moradores.
“A iniciativa visa à prevenção não só da dengue, mas também da zika e chinkungunya que são causadas pelo Aedes. Para isso, estamos focando na eliminação dos criadouros onde este mosquito se desenvolve. Esta ação também tem por objetivo a conscientização da população da região do Serra Verde e Conjunto Habitacional Oswaldo Machado. Os moradores são parceiros fundamentais no combate a estas doenças”, explica o gerente de setor sanitário da Semusa, Mariana Calisto.