Foto: Divulgação

Rodrigo Dias

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Vou falar do meu jardim. Tudo organizado. Canteiros bem distribuídos, grama aparada e flores vistosas. No meio dele, para facilitar o acesso, fiz um caminho de pedras São Tomé. No formato em “V”, ele começa na porta de casa e segue nas duas direções do meu jardim.

É meu orgulho chegar todo fim de tarde e, do alto da varanda, ficar contemplando o meu jardim. Toda visita que chega, depois de meia hora de prosa, a conversa termina ali: com as vistas no meu jardim.

Ele é tão arrumadinho que os beija-flores vêm roubar, melhor dizendo, vêm tomar emprestado o néctar das pequenas flores. Gosto de orquídeas e tenho várias protegidas pela sombra de uma árvore. Sem algazarra os pássaros se ajeitam num pé de fruta e fazem seus ninhos, geram vida.

O meu jardim é rico. É um microcosmo. Lá tudo se converte para o bem, e sem se darem conta todos os elementos presentes nele estão lá para meu prazer. Sou um Criador zeloso, que no seu tempo fez todas as coisas. Meu jardim me completa.

Ah! Ele é mais uma das coisas que conjecturei. Arquitetei no meu pensamento. Na verdade quando abro bem os olhos enxergo um quintal. Folhas esparramadas por todos os lados, terreno desnivelado e um tanto de fruta podre caída no chão.

Confesso, a vida é corrida e não tenho tempo de cuidar do quintal. Dá menos trabalho pensar no meu jardim. É muito mais prazeroso. Um amigo até me questionou:

-Cara, para ver o seu jardim tem, primeiro, que ajeitar o seu quintal.

Então, o danado até tem razão, e eu mesmo tenho consciência disto. Mas agora não dá, vai ficar para depois. Na verdade estou até pensando em ver com meu pai se ele pode fazer o jardim pra mim. Tá certo que ele tem lá a maneira dele de ajeitar as coisas, mas fazer o quê?

Olha, para ser sincero tem muito tempo que não desço até meu quintal e tão pouco espio da varanda. Quero evitar o stress de ver a bagunça se acumulando. Dele, na verdade, recebo, por vezes, indesejáveis visitas. Mosquitos, lagartos e até uma cobra veio importunar. Nada de flores nem pássaros cantantes por enquanto.

O meu quintal é o jardim que escolhi para mim.