Antes de iniciar a leitura desse texto, crie um significado para a palavra “bem”. Criou? Agora veja a definição do dicionário Aurélio:
Bem: O que é tido como bom, justo, certo, útil, etc.
Ana Amélia Vieira
Todos nós temos a liberdade de escolher se queremos ou não viver bem. Apenas nós mesmos podemos fazer as nossas escolhas. É possível que uma pessoa que more na África, não tendo nem mesmo saneamento básico, seja mais feliz que um empresário rico, que viva nos Estados Unidos. Por quê? Porque ela escolheu ser feliz.
Há 23 séculos, na Grécia Antiga, viveu Aristóteles. Ele afirmava que todas as ações, escolhas e os conhecimentos humanos giravam em torno de um principal objetivo, alcançar um bem. Ele ainda dizia que a verdadeira felicidade era o maior e o mais perfeito dos bens. E, ser feliz dependia de se viver bem. As ideias do filósofo possuem um certo sentido. Apenas vivemos bem se somos felizes, e quando somos felizes vivemos bem.
O dinheiro não é o que faz as pessoas serem felizes. Claro, quando o temos podemos comprar um bem-material que traga a felicidade. Porém, esse bem-material é um prazer momentâneo e depois de algumas horas já nos cansamos daquilo, e na maioria das vezes, nos arrependemos da compra. Além disso, bens materiais causam um vício, levando a um problema ainda mais sério: o consumismo.
Volte no significado de bem e encaixe isso em viver bem. Podemos dizer que viver bem é ter uma vida certa, boa, justa e útil. Viver bem é ter ao nosso lado pessoas que admiramos e que nos admiram. É saber reconhecer nossos erros, tentando consertá-los. É correr atrás daquilo que desejamos, colhendo apenas bons frutos da nossa “semeação de sonhos”. É ter fé em Deus. É amar incondicionalmente.
Porque o amor é o sentido mais precioso que o ser humano consegue obter. Ele caminha junto com a fé, e é a união desses dois que nos ajuda a encontrar uma solução para os problemas cotidianos, porque o amor “é paciente, é benigno, não se ressente do mal, não se alegra com a injustiça mas regozija-se a verdade, tudo sofre, tudo crê, tudo suporta…”.
Por isso, ame. Esse é o segredo para viver bem. Porque assim como diz Renato Russo, “é preciso amar as pessoas como se não houvesse o amanhã. Por que se você parar pra pensar, na verdade não há”.