Redação
A construção de trevos na MG-050 no trecho que corta a área urbana de Itaúna deve ser concluída em menos de um mês. A conclusão da obra reacendeu outras discussões, como a implantação de passarelas, construção de novos acessos e recuperação da iluminação. Reivindicações foram levadas por moradores à prefeitura.
A prefeitura da cidade vem, desde fevereiro, negociando estas melhorias com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), a Secretaria Estadual de Trânsito e obras Públicas (Setop) e a concessionária Nascentes das Gerais, operadora do trecho. Após várias reuniões e análises, as reivindicações apresentadas, acompanhadas de estudos técnicos, foram atendidas.
Passarelas
Já está sendo elaborado o projeto para a construção da passarela próximo aos bairros Antunes/Santa Mônica. Em seguida será realizada a licitação e execução da obra. Como o processo é demorado foi colocado um redutor eletrônico de velocidade para garantir mais segurança para os pedestres que precisam cruzar a via. A construção da passarela será feita com recursos do Estado.
Na região dos bairros Piaguassu/Várzea da Olaria, já foram autorizados os estudos e levantamentos para elaboração do projeto. A sequência será a mesma descrita a cima: Estudo/projeto/licitação e execução.
Acesso Gorduras/Vista Alegre/Aterro Sanitário
Depois da entrada de Santanense não estava previsto acesso às indústrias, Comunidade de Gorduras, Vista Alegre e Aterro Sanitário, obrigando os motoristas a rodar vários quilômetros até o retorno da frente. Será feita um retorno para atender a esta demanda, conforme informou a prefeitura.
Iluminação
Existia iluminação no local que foi retirada para a execução da obra e o projeto agora será totalmente diferente. A intenção é que se utilize luminárias modernas, preferencialmente com a tecnologia de LED que é mais eficaz e econômica. Terá que ser feito primeiro um projeto de iluminação que contemple todo o trecho. A Prefeitura já está em negociação com os envolvidos para negociar quem vai arcar com os custos da obra.