O empresário Fernando Malta irá compor chapa majoritária; PSL e Patriotas não devem fechar aliança com outros partidos
O nome do ex-vereador de Divinópolis Sargento Elton foi homologado como candidato a prefeito pelo Patriotas. A convenção foi realizada na noite desta quinta-feira (10) junto com a do PSL. O empresário Fernando Malta (PSL) irá compor a chapa majoritária como vice.
Ambas as legendas homologaram a chapa completa para vereador. Cada uma terá 26 candidatos em busca de uma cadeira na câmara municipal.
Sargento Elton foi eleito para o primeiro mandato como vereador nas últimas eleições. No final de março desde ano, no início da pandemia do novo coronavírus, ele abandou o cargo. A renúncia, segundo ele, foi por questões pessoais. Na época, quando já era cotado como pré-candidato a prefeito, também havia declarado ter desistido de disputar o pleito.
Afirmou, na ocasião, ter se decepcionado com as falcatruas e irregularidades “e pior, as impunidades constantes, sendo que na maioria das vezes, eu e poucos companheiros, éramos as vozes solitárias do deserto, sempre derrotados pela maioria que coadunam com as irregularidades, visando interesses pessoais e preterindo os interesses da população”.
Ao PORTAL GERAIS nesta sexta-feira (11), ele voltou a destacar as decepções como motivação para deixar o cargo. Citou as derrotas sofridas com os pedidos de impeachment contra o atual prefeito, Galileu Machado (MDB), a criação de cargos com aumento de salários na prefeitura. Segundo ele, como prefeito ele “terá a caneta na mão” para tomar decisões. O retorno, afirmou, foi a pedido da população.
“Com isso aí minha pressão estava subindo e eu resolvi me ausentar, recuperar a saúde, o espírito. A população pediu para eu retornar e estou retornando para aí sim, com a caneta na mão tomar as providências”, declarou.
Independência
O Patriotas e PSL devem caminhar sozinhos. De acordo com Fernando Malta, eles não irá se unir a nenhum grupo político da cidade.
“Estamos em carreira solo, não temos vínculo com nenhum grupo político e de pessoas políticas de Divinópolis. Estamos numa posição independente para buscar a moralidade do serviço público”, afirmou.
Segundo ele, a independência ajudará, por exemplo, na proposta de enxugar a máquina pública. O foco da campanha, dentro do plano de governo, deverá ser no desenvolvimento econômico e segurança pública, além do enxugamento da máquina.
Convenções
As convenções partidárias podem ser realizadas até o dia 16 de setembro. O registro das candidaturas até 26 do mesmo mês. Além de Sargento Elton, foi homologada a candidatura do ex-vereador Marquinho Clementino (Republicanos). As demais convenções serão realizadas ao longo do final de semana e início da próxima.