
Benefício é destinado a estudantes de escolas públicas que concluíram o ensino médio em 2024; veja quem tem direito ao pagamento
Estudantes que participaram do programa Pé-de-Meia e concluíram o ensino médio em 2024 vão receber, a partir desta terça-feira (25/2), a parcela de R$ 1 mil.
Além disso, aqueles que terminaram o terceiro ano do ensino médio regular e fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 também terão direito a mais R$ 200. Assim, os depósitos seguem até quinta-feira (27), de acordo com a série de cada estudante.
O Ministério da Educação (MEC) criou o programa com o objetivo de incentivar a permanência na escola, a conclusão do ensino médio e a participação no Enem.
Nesse sentido, o pagamento destina-se a estudantes de escolas públicas de baixa renda, com idades entre 14 e 24 anos. Vale destacar que os estudantes do primeiro ano de 2025 não estão inclusos no pagamento de fevereiro.
Como saber se você tem direito ao benefício
Para saber se está entre os contemplados, os estudantes podem consultar o aplicativo Jornada do Estudante, disponível para smartphones e tablets.
O estudante faz o login no portal Gov.br usando o CPF. Depois, o aplicativo informa se o estudante receberá o pagamento nos dias 25, 26 ou 27 deste mês.
Requisitos do programa
O Pé-de-Meia destina-se a estudantes do ensino médio das redes públicas, com idades entre 14 e 24 anos, ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com idades entre 19 e 24 anos.
Além disso, é necessário que o estudante esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), com renda per capita de até meio salário mínimo. Outro requisito é ter um mínimo de 80% de frequência escolar.
Processo de pagamento
Caso o estudante seja beneficiado, a Caixa Econômica Federal abrirá automaticamente uma conta digital em seu nome.
Para os estudantes menores de 18 anos, é necessário que o responsável legal autorize o desbloqueio da conta para movimentação.
Para mais detalhes, os estudantes podem acessar o aplicativo Jornada do Estudante ou entrar em contato com o MEC pelo telefone 0800-616161. Além disso, a Caixa Econômica Federal oferece informações através do app Caixa Tem e pelo portal Cidadão.
Por fim, o MEC divulgará o calendário de pagamentos de 2025 em março.