Redação

 

O deputado destacou a "paralisia" do setor público durante as eleições (Foto: Divulgação)

O deputado destacou a “paralisia” do setor público durante as eleições (Foto: Divulgação)

Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) limita o mandato de presidente da República a cinco anos, sem possibilidade de reeleição. Jaime Martins (PSD) de Minas Gerais, é o autor da PEC que também prevê aumento do período de propaganda eleitoral para qualificar o debate.

 

Jaiminho destacou a “paralisia do setor público” a cada dois anos devido às eleições. Atualmente o processo eleitoral é dividido em municipal (vereadores e prefeito) e nacional/estadual (governador, deputado estadual e federal, presidente e senador). Ele ainda citou o alto custo das campanhas que, segundo ele, são pagas pelos brasileiros.

 

“Estamos tendo eleição no Brasil ano sim ano não, cada eleição significa uma paralisia da máquina pública, não pode contratar, não pode fazer concurso público, não pode repassar recursos da União para os estados, para os municípios”, disse, destacando a possibilidade de se ampliar o período de campanha.

 

“A nossa proposta propõe um mandato de 5 anos, podemos ter um período eleitoral até um pouco maior, hoje se restringe apenas a 90 dias, para que os debates possam ser mais qualificados”, afirmou

 

Jaime Martins argumentou ainda que sem a preocupação de ser reeleito, o governante poderá focar mais em como se inserir positivamente na história do país, em vez de direcionar seu trabalho em busca de votos para se reeleger.