Amarildo destacou que é inviável no momento reunir a família para homenagens no Dia das Mães
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) esclareceu que devido a uma instabilidade no sistema nesta sexta-feira (08), as informações disponíveis na plataforma “FormSUScap” não puderam ser acessadas, afetando assim a publicação do boletim diário referente à pandemia do novo coronavírus (Covid -19). Prevendo mais aglomerações no domingo (10) devido ao Dia das Mães, o secretário da saúde Amarildo de Sousa pediu que distanciamento seja mantido.
“No próximo domingo, teremos o Dia das Mães, momento que todos gostariam de se reunir para homenagear estas mulheres. Mas sabemos que isso não é viável no momento. Pedimos que por amor a essas mães e avós, mantenhamos o distanciamento. Evitando que mais pessoas se contaminem. Só assim poderemos garantir que este reencontro aconteça o mais rápido possível”, enfatizou.
Devido a instabilidade do sistema, somente os dados adquiridos junto a hospitais e unidades de saúde, puderam ser contabilizados.
Quanto aos pacientes internados nas redes hospitalares que apresentam quadro clínico compatível de Covid-19, 33 estão na enfermaria e 13 em (UTI). Dos pacientes internados ou que foram atendidos no ambulatório, e estão em isolamento domiciliar, são 937 ao todo.
A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) suplementar é de 44,8 %, enquanto a taxa de ocupação de leitos de UTI do SUS é de 44,6%. Ocupação de 44,7% dos leitos totais.
Segundo o secretário, dados não deixaram de ser coletados, só não conseguiram retirar o relatório atualizado pela plataforma, o que inviabiliza a publicação pois as informações oficiais devem ser as do sistema. Ele também pede que a população siga todas as orientações dos profissionais de saúde.