Diego Henrique
O secretário de Cultura de Divinópolis e pianista, Bernardo Rodrigues, foi um dos ganhadores da 16ª edição do Prêmio BDMG Instrumental que escolheu os quatro melhores músicos. Rafael Pansica se apresentou com um violão de sete cordas, Marcos Ruffato usou um bandolim para se apresentar e Felipe Vilas Boas que ao som de uma guitarra, apresentou composições de jazz.
A premiação foi feita no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte e essa é a segunda vez em que o secretário de cultura de ganha o prêmio.
“Fui ganhador em 2008 e de lá pra cá o evento cresceu muito e essa é uma oportunidade enorme, só de ter sido indicado como um dos 12 finalistas já é uma vitória,” disse.
Cada um dos candidatos apresentaram duas composições autorais e um arranjo. Os nomes que subiram no palco foram escolhidos por um júri formado por músicos, jornalistas e produtores culturais. O prêmio é voltado exclusivamente para a música instrumental produzida por mineiros ou músicos que moram no estado há pelo menos dois anos.
“Na sexta-feira apresentei a música Outubro com banda completa, inclusive, todos os integrantes são de Divinópolis. No sábado apresentei a música Primavera e no domingo as músicas Inverno e um arranjo de Luís Gonzaga ao som de piano e bateria,” explicou.
O secretário ainda destacou a importância da premiação para o cenário musical de Divinópolis.
“Essa é a quarta vez em que o município recebe essa premiação. Isso evidencia uma força da música instrumental em Divinópolis. Com esse prêmio, recebi vários convites para participar de shows e festivais pelo Brasil. Isso irá marcar o meu último ano como secretário de cultura,” destacou Bernardo.
Cada um dos ganhadores recebeu como prêmio, o valor de R$ 10 mil e a produção de dois shows, o que irá ajudar o pianista de Divinópolis no lançamento do seu CD que acontece no mês de junho.
“O CD fica pronto em maio e o lançamento deverá acontecer em junho em Belo Horizonte. Em Divinópolis, ainda estamos trabalhando em uma data para que o CD seja lançado, mas de antemão quero dizer que o trabalho está muito bonito e conta com músicos aqui da cidade,” afirmou o pianista.
O disco terá faixas instrumentais e canções de autoria do pianista. As letras das músicas foram compostas pelo escritor Leo Cunha e cantores como Luísa Lara e Dayem Belchior, farão participação especial no novo trabalho.