O serviço permite que qualquer pessoa ou empresa agende pagamentos de valores fixos
O Pix Agendado Recorrente passa a ser um serviço obrigatório em todas as instituições financeiras a partir desta segunda-feira (28/10). A determinação, estabelecida em uma resolução do Banco Central (BC), foi publicada em dezembro de 2023 e atualizada em julho deste ano.
O que é o Pix Agendado Recorrente?
O serviço permite que qualquer pessoa ou empresa agende pagamentos de valores fixos, programados para cair automaticamente na conta do recebedor no mesmo dia de cada mês. Esta funcionalidade beneficia desde pessoas físicas até profissionais autônomos e empresas com CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).
Como funciona o serviço?
Para usar o Pix Agendado Recorrente, o usuário deve cadastrar a recorrência, fornecendo as informações de pagamento. Após a configuração, o pagamento ocorre automaticamente todos os meses, sem necessidade de intervenção manual.
- Jovem baleada ao retornar de festa em São Sebastião do Oeste, precisa de doação de sangue
- Militares realizam treinamento para capacitação no combate a ataques a agências bancárias
- Cursos gratuitos estão com inscrições abertas no Senai de Arcos
- Edital de concurso de ilustração convida alunos da rede pública para ilustrar livro infantil
- Selos falsos da Anatel são apreendidos em operação de combate ao comércio ilegal de medicamentos
Embora a modalidade já estivesse disponível, as instituições financeiras podiam oferecer o serviço de forma opcional. Com a nova medida, todas as instituições financeiras devem disponibilizar essa função para seus clientes.