Redação
O Diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento Básico de Itaúna será apresentado à população na próxima terça-feira (29). O documento consiste no planejamento de ações, com prazo de 20 anos, revisados a cada quatro anos, em abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, coleta e destinação do lixo, drenagem das águas de chuva e controle de enchentes.
Desde julho são realizadas reuniões de consulta (pequenas audiências públicas) em diversas regiões da cidade (juntamente com o GovernoItinerante) para ouvir a demanda e as sugestões da população. Também foram distribuídos questionários nas escolas e reuniões técnicas foram realizadas com representantes de diferentes segmentos da sociedade.
A partir desta audiência a população poderá sugerir ações para as quatro áreas abrangidas pelo plano (água potável, água das chuvas, esgoto e lixo). Ela será no Teatro Sílvio de Mattos, às 9h.
No dia 5 de dezembro será realizada a última reunião. Na oportunidade será apresentado o plano já elaborado, com as ações previstas e soluções encontradas, já com as sugestões apontadas na reunião do dia 29 inseridas.
Para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, o Prefeito Osmando Pereira nomeou um Comitê Gestor e um Comitê Executivo, com técnicos do SAAE, representantes da Prefeitura, do Conselho da Cidade, da Câmara de Vereadores, do CREA e do Codema.